Demanda por crédito das empresas tem queda de 16,4% em outubro, revela Serasa Experian
Empresas de Grande porte foram as únicas que mantiveram o índice positivo, com 3,1% de crescimento; Serasa Experian dá dicas de organização financeira para a saúde dos negócios
São Paulo, 24 de novembro de 2022 - Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian mostram que outubro registrou a queda mais acentuada do ano, de 16,4%, com destaque para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que tiveram baixa de 16,9%. Por outro lado, as companhias de grande porte foram as únicas que registraram alta na busca pelo recurso financeiro, de 3,1%. Confira no gráfico e na tabela abaixo os números completos:
“O crédito doméstico permanece como predileto pelas grandes empresas em detrimento do aumento de juros do mercado internacional. Essa tendência pode permanecer até o início de 2023, tendo em vista a necessidade de pagamento de contas pesadas como impostos e férias que comprometem o fluxo de caixa. Para as pequenas e médias, a permanência da alta da taxa Selic é um agravante para que estejam mais cautelosas com a tomada de recurso”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na análise por setor, a queda mais acentuada foi entre as empresas de Serviços (-20,8%), Indústria (-13,5%) e Comércio (-11%). No ranking regional, a região Sul surpreende com declínio de 39,4%, seguida pela Nordeste (-8,1%), Sudeste (-7%), Centro-Oeste (-3,2%) e Norte (-0,7%).
Aprenda, a plataforma de conteúdo rico da Serasa Experian com o Sebrae
A jornada do empreendedorismo pode ser repleta de desafios e aprendizados. Pensando em auxiliar os empresários a terem uma performance de sustentabilidade, a Serasa Experian se juntou ao Sebrae para lançar a plataforma “Aprenda”. É um portal de conteúdos ricos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança, estratégias de marketing e muito mais! Para conferir, acesse: www.aprendaserasasebrae.com.br.
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário