O dado avançou 72% ante o mesmo mês de 2021
Foto: Banco Central / Divulgação
O número de brasileiros que adotaram o Pix — sistema de transferências instantâneas do Banco Central — em março chegou a 51 milhões, um avanço de 72% ante o mesmo mês de 2021.
O levantamento foi divulgado no terceiro volume da Pesquisa de Tecnologia Bancária, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela empresa de consultoria e auditoria Deloitte. A pesquisa difere das estatísticas oficiais porque o Banco Central divulga apenas o número total de chaves Pix e de usuários cadastrados no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).
De acordo com a pesquisa, não apenas o número de usuários está crescendo, mas também a utilização individual do Pix. Em março de 2021, apenas 2% dos correntistas tinham recebido mais de 30 Pix. No mesmo mês deste ano, a proporção subiu para 6%.
Segundo o documento, o avanço do sistema concentrou-se nas pessoas físicas, cujo número de usuários subiu mais que o das pessoas jurídicas. No entanto, o número de empresas que vão aderir ao serviço de transferência instantânea deverá subir mais a partir de 2023, porque as companhias terão terminado de adaptar os sistemas financeiros ao Pix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário