'Colômbia muda com Petro e Francia', afirmou o senador de esquerda do país vizinho, nas redes sociais
Foto: reprodução/ Twitter Gustavo Petro
Com 11,2 milhões de votos, o senador de esquerda Gustavo Petro foi oficializado no domingo (19) como presidente da Colômbia para o período 2023-26. O ex-prefeito da capital Bogotá teve 50,44% dos votos, contra 47,31% do empresário Rodolfo Hernández, no segundo turno das eleições. Pela primeira vez em duas décadas, a disputa não teve um nome ligado ao ex-presidente Álvaro Uribe.
“Colômbia muda com Petro e Francia”, comemorou nas redes sociais o novo presidente, citando a vice-presidente eleita, Francia Márquez Mina – primeira mulher e negra a ocupar o cargo no país. “Que se festeje a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos se amorteçam na alegria que hoje inunda o coração da pátria. Essa vitória para Deus e para o povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e das praças”.
O atual presidente da Colômbia, Ivan Duque, telefonou para Gustavo Petro para parabenizá-lo pela vitória. “Liguei para @PetroGustavo para parabenizá-lo como presidente eleito dos colombianos. Concordamos em nos reunir nos próximos dias para iniciar uma transição harmoniosa, institucional e transparente”, escreveu o presidente no Twitter.
Francia Márquez Mina também agradeceu ao povo pelo resultado neste segundo turno. “Obrigada às colombianas e aos colombianos que saíram massivamente a votar hoje com dignidade, vencendo o medo e com esperança”. Fonte: CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário