Foto: Gabriel Albuquerque/MRE
Duas das maiores economias do mundo, Nova Déli e Bruxelas, estão se aproximando na semana da conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que é realizada em Genebra, na Suíça. Isso preocupa o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto Franco França, que acredita que esses países defendem programas que distorcem o mercado internacional.
Para tentar resistir ao projeto, o ministro tem buscado se alinhar aos americanos, que neste momento também estão preocupados com a possibilidade de mudança do comércio agrícola internacional. Ele defende um pacote de segurança alimentar.
"Precisamos de um pacote de segurança alimentar com resultados de curto e longo prazos; ajudando a estabilizar mercados de alimentos agora e estabelecendo mandatos para a reforma da agricultura na próxima reunião ministerial", afirmou o ministro, de acordo discurso divulgado pela OMC dos representantes de todo o mundo.
Durante a conferência, os ministros buscam encontrar soluções para a crise alimentar que ameaça o mundo, principalmente os países mais pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário