por Nicole Angel, de Brasília/BN
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

A reunião, que acontece na residência oficial do presidente da Câmara, vem de uma escalada de críticas de Lira à estatal, que anunciou, durante o feriado, novos aumentos no preço da gasolina e do diesel para as distribuidoras.
Sobre o requerimento de urgência, o deputado baiano Antônio Brito, líder do PSD, vai levar o apelo da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Caminhoneiro para que partidos assinem o documento. É preciso o recolhimento de 171 assinaturas para que o pedido seja protocolado.
A proposta em questão é de autoria do deputado Nereu Crispim (PSD-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas. O projeto define que o fundo de estabilização dos derivados do petróleo terá o objetivo de reduzir a volatilidade nos preços, o que poderia ocorrer por meio de pagamento de subvenção econômica aos refinadores de petróleo e aos importadores.
O autor do projeto também pediu mudanças na política de preços da Petrobras, e além disso também criticou o presidente Jair Bolsonaro afirmando que ele está tentando se eximir da responsabilidade sobre os a escalada dos preços. "Está criando uma cortina de fumaça pra enganar para usar eleitoralmente dizendo que não tem responsabilidade, que é contra a Petrobras, contra a política de preços e contra essa exorbitância de lucratividade da Petrobras”, afirmou o deputado.
O deputado Nereu Crispim também protocolou um requerimento convocando o Ministro de Estado das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, o atual presidente interino da Petrobras, Caio Mario Paes de Andrade, e o ex-presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho para prestarem esclarecimentos sobre a estatal estar pronta para retirar o controle acionário majoritário da União e sobre o preço dos combustíveis.
Sobre a convocação de Marco Antonio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, aos caminhoneiros para um ato de protesto em frente às refinarias da Petrobras no próximo dia 27 (lembre aqui), o deputado Nereu afirmou que ele não representa a categoria. "Ele é um criminoso”, declarou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário