Foto: Reprodução / UOL
O ex-presidente Lula (PT) voltou a crescer no novo levantamento divulgado pela XP/Ipespe nesta sexta-feira (25) e alcançou 18 pontos de vantagem sobre o segundo oponente, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca sua reeleição.
No cenário estimulado, o petista aparece com a preferência de 44% dos eleitores, contra 26% do atual chefe do Executivo. Os números representam uma recuperação do ex-presidente em comparação ao resultado anterior.
De acordo com a XP/Ipespe anterior, do início de março, a margem de Lula sobre Bolsonaro era de 15 pontos (43% contra 28%). Na segunda quinzena de janeiro, a distância era de 20 pontos percentuais - o pernambucano tinha 44% e o carioca 24%.
Segundo o último levantamento, Sérgio Moro (Podemos) tem 9% das intenções de voto; Ciro Gomes (PDT), 7%; João Doria (PSDB), 2%; Eduardo Leite (PSDB), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe d’Avila (Novo) empatam em 1%.
No cenário espontâneo, aquele em que os entrevistados expressam sua preferência sem que sejam apresentadas opções, Lula tem 36%, e Bolsonaro, 25%.
Para a realização da pesquisa, mil pessoas foram ouvidas por telefone entre os dias 21 e 23 de março. A margem de erro é de 3,2 pontos para mais ou para menos, o que faz com que Sérgio Moro e Ciro Gomes estejam em empate técnico. O protocolo de registro na Justiça Eleitoral é BR-04222/2022. As informações são do Estadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário