Elizeu Augusto tem 19 anos é autista e passou em 1º lugar na Universidade Federal de Jataí
- Foto: arquivo pessoal

Elizeu Augusto de Freitas Junior, de 19 anos, tem Transtorno de Espectro Autista (TEA) e mora no município de Candeias do Jamari, Rondônia. Por Rinaldo de Oliveira / SNB
Com muita força de vontade, o jovem estudava oito horas por dia em casa e em plataformas online, em um curso de redação. Foi o que também resultou no seu desempenho na redação, onde obteve 840 pontos.
No ano passado, ele realizou a prova do Enem pela primeira vez e no mês passado recebeu a notícia de sua aprovação em Medicina. Agora a família se prepara para embarcar para a cidade goiana e acompanhar o filho na universidade.
Falta de inclusão na escola
E ele enfrentou muitos problemas. Desde quando foi diagnosticado autista, aos 12 anos, ele e a família passaram por muitas dificuldades, entre elas, a falta de inclusão na escola.
Porém, Elizeu conseguiu se desenvolver e superar essa barreia, através do próprio esforço.
Mesmo reprovando no ensino fundamental, ele não se abalou e conseguiu terminar os estudos. Incentivado pela família, principalmente pelo irmão, o rapaz decidiu insistir no sonho de fazer faculdade e se tornar um profissional na área de saúde.
Com apenas uma vaga na cota para pessoas com deficiência, o jovem conquistou o primeiro lugar.
Incentivar pessoas autistas
Elizeu vai se mudar para GO com a família para estudar Medicina na universidade federal – Foto: arquivo pessoal

O futuro médico também quer incentivar famílias e as pessoas autistas.

“Somos capazes de realizar qualquer um dos sonhos que tivermos. Tudo é dedicação e esforço. A gente só precisa acreditar no nosso potencial”, finalizou nosso Good Doctor.
O campus de Jataí, onde Elizeu vai fazer o curso de Medicina – Foto: Divulgação / Com informações do RondôniaAoVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário