> TABOCAS NOTICIAS : Estudo mostra que pandemia causou maior redução na expectativa de vida desde 2ª Guerra

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Estudo mostra que pandemia causou maior redução na expectativa de vida desde 2ª Guerra

Um estudo da Universidade de Oxford comparou a pandemia da Covid-19 com a Segunda Guerra Mundial e identificou que a crise sanitária causou em 2020 a maior redução na expectativa de vida desde a guerra. Os resultados do estudo foram publicados nesta segunda-feira (27). Foto: Toni Pires/El País

A expectativa de vida caiu mais de seis meses em comparação com 2019 em 22 dos 29 países analisados no estudo, que abrange Europa, Estados Unidos e Chile.

Outra constatação foi de que houve reduções na expectativa de vida em 27 dos 29 países analisados. As informações foram publicadas em reportagem da CNN Brasil.

O estudo sugere que a maioria das reduções na expectativa de vida em diferentes países pode estar ligada às mortes oficiais por Covid-19. Houve quase cinco milhões de mortes relatadas causadas pelo coronavírus até agora.

“O fato de nossos resultados destacarem um impacto tão grande que é diretamente atribuível à Covid-19 mostra o quão devastador foi para muitos países”, disse Ridhi Kashyap, co-autora do artigo, publicado no International Journal of Epidemiology.

Mais um fato identificado no estudo é de que as maiores quedas na expectativa de vida foram entre os homens na maioria dos países, com o maior declínio entre os homens norte-americanos, que viram a expectativa de vida cair 2,2 anos em relação a 2019.

No geral, os homens perderam mais de um ano em 15 países, em comparação com as mulheres em 11 países. Isso eliminou o progresso na mortalidade que havia sido feito nos 5,6 anos anteriores.

De acordo com a reportagem da CNN, nos Estados Unidos, o aumento da mortalidade ocorreu principalmente entre pessoas em idade produtiva e menores de 60 anos, enquanto na Europa, as mortes entre pessoas com mais de 60 anos contribuíram de forma mais significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário