> TABOCAS NOTICIAS : Detento soluciona problema de matemática sem resposta há anos

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Detento soluciona problema de matemática sem resposta há anos

Detento aprendeu sozinho os fundamentos da matemática e resolveu problema antigo 
- Foto: arquivo pessoal
Um problema de matemática que estava sem solução há anos, foi resolvido por um detento autodidata. Mais que isso: depois disso, ele encontrou sua missão!

Christopher Havens, de 40 anos, está preso há 9 anos por assassinato. Nesse tempo, ele se dedicou a aprender matemática dentro da cadeia e tem obtido grandes resultados.

Ele frequenta a biblioteca do presídio e descobriu que pode ajudar, inclusive, na formação de outros detentos. Exatamente o que tem feito. A administração da casa de detenção informou que tudo o que Christopher aprendeu foi depois da prisão.

E lá dentro ele conseguiu solucionar uma questão matemática que só foi resolvida pelo antigo matemático grego Euclides, o que chamou a atenção de todos para o talento do prisioneiro. Por Monique de Carvalho / SNB

Autodidata
Christopher aprendeu sozinho os fundamentos da matemática superior. Inclusive, ele chegou a escrever uma carta, solicitando edições do Annals of Mathematics, um jornal renomado na área, porque já tinha resolvido todas as questões dos livros da prisão.

Ele escreveu que os números se tornaram uma “missão” e que decidiu usar o tempo na prisão para se aperfeiçoar. No entanto, lamentou na carta, que ele não tinha ninguém para discutir tópicos matemáticos complexos.

Questão sem solução
O diretor do jornal então enviou a carta de Christopher para a sócia dele, Marta Cerruti, que é filha de um professor de matemática.

Umberto Cerruti, pai de Marta, não acreditou quando ouviu a história do detento. Cético, ele então escreveu pessoalmente para Christopher e o enviou um problema que testaria, de fato, os conhecimentos dele. Leia mais em https://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário