Maio é o mês de conscientização sobre o cuidado no trânsito através da campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de promover um alerta a condutores e pedestres. Para debater o tema, o Rotary Club de Itabuna promoveu na terça-feira, 25 de maio, palestra com a participação do secretário municipal de Trânsito e Transporte Thales Rodrigues Silva. Sob a temática “Maio amarelo e as mudanças no trânsito e transporte de Itabuna”, o titular da SETTRAN destacou como o trânsito é feito por todos, desde pedestres e ciclistas a condutores de carros e ônibus.
De acordo com o gestor, a criação do mês simbólico tem o intuito de chamar a atenção da população para evitar o alto índice de acidentes, já que o sinal amarelo significa atenção. Esse ano, o tema da campanha é Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito. Thales explicou que, para manter a prevenção contra o coronavírus, buscou realizar projetos que evitassem contato pessoal, somando inclusive às ações do maio amarelo a entrega de máscaras e informativos nas blitz educativas. Além das blitzes, estão acontecendo ainda palestras educativas em empresas da cidade a fim de levar a mensagem do maio amarelo. Receberam a equipe, por exemplo, empregados da empresa responsável pela frota de ônibus municipal, que foram orientados para conduzir os veículos da forma mais segura possível.
Outro público alvo da campanha são as crianças, que de acordo com o secretário, são os principais aliados da segurança no trânsito. “Os filhos costumam chamar a atenção, são agentes fiscalizadores no veículo, pois observam e repreendem os pais para que não cometam atos de infração como dirigir ao celular, cobram o uso do cinto de segurança e acusam quando ultrapassam o sinal vermelho”, exemplificou. Para os pequenos, foi elaborado um vídeo com teatro de fantoches e enviado às escolas parceiras para divulgação durante as aulas virtuais. “Foi a forma que encontramos de disseminar essa mensagem, pois, infelizmente, não é possível levar a ação educativa até as escolas através de projetos presenciais e mostrar o papel do agente de trânsito às crianças”, lamentou.
A secretaria, através de sua equipe de educação, realizará ainda outras ações até o final deste mês com o apoio das polícias rodoviárias Federal e Estadual. “Para levar a mensagem a toda a população, contaremos com essas ações durante todo o ano, não somente no mês de maio. Trânsito é vida. Um descuido ou deslize pode custar a nossa própria vida”, alertou o palestrante, que apresentou ainda ações da secretaria para além da campanha maio amarelo.
Entre elas, destacou as operações de fiscalização que, com frequência, têm levado informação aos condutores, o reordenamento do trânsito em alguns locais e a sinalização horizontal e vertical das vias da cidade. Respondeu a pedidos de esclarecimento dos rotarianos e abordou outros temas, como a aplicação de multas e autos de infração e a implantação da Zona Azul para regularizar o estacionamento no centro da cidade - que já foi aprovada pela Câmara Municipal, sancionada pelo prefeito e aguarda licitação pública para seu efetivo funcionamento.
A regulamentação do serviço de delivery e os cursos de capacitação para aprimoramento do atendimento no âmbito da secretaria também foram abordados. O presidente do Rotary Club de Itabuna, Marcus Vinícius Rodrigues, aproveitou para destacar a eficiência da equipe da SETTRAN, ao lado da qual já atuou. “Trabalhamos juntos na conscientização dos motoristas da cidade e até mesmo da BR, realizando inclusive testes de bafômetro, e foi muito gratificante. É um trabalho muito bonito de educação que a SETTRAN faz. Em primeiro lugar no trânsito a educação, depois sim as autuações”, acrescentou.
Agradecendo o reconhecimento, o gestor reiterou a qualificação e o método de trabalho da equipe com a qual atua. “A nossa equipe realmente trabalha no dia a dia, faz tudo com muita dedicação. Valorizamos o diálogo e a troca de ideias com a população. Gosto muito desse diálogo. Com ele, a gente sempre aprende, identifica erros e aponta soluções”, declarou ao finalizar a sua participação na reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário