> TABOCAS NOTICIAS : Número de assassinatos no 1º trimestre de 2021 registrou queda de 11%, aponta monitor

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Número de assassinatos no 1º trimestre de 2021 registrou queda de 11%, aponta monitor

No caso da Bahia, é possível identificar uma situação estável.
Foto: Christiano Antonucci/ Secom-MT
Após um aumento nos índices de crimes violentos em 2020, o Brasil registrou queda de 11% nos assassinatos nos três primeiros meses de 2021. Ao todo, foram registradas 10.663 mortes violentas (homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) contra 12.007 no mesmo período do ano anterior.

Os dados são do Monitor da Violência, ferramenta do G1 que acompanha esses crimes mês a mês, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com o monitor, apenas cinco estados contabilizaram alta no período: Maranhão, Paraíba e Piauí, no Nordeste, e Pará e Roraima, no Norte do país. Esse último sofreu o maior aumento, de 19%. Já o Distrito Federal teve a maior queda, de -37%.

No caso da Bahia, é possível identificar uma situação estável. De janeiro a março, o portal contabilizou 1.449 mortes violentas, enquanto de janeiro a março do ano passado 1.451 ocorrências do tipo foram registradas.

Em 2021, o número apurado foi até menor do que o balanço feito pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). As estatísticas disponíveis no site da pasta apontam o registro de 1.482 crimes violentos letais nos três primeiros meses deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário