> TABOCAS NOTICIAS : STF rebate acusação de Bolsonaro de que CPI da Pandemia seria para recolher informações

sábado, 10 de abril de 2021

STF rebate acusação de Bolsonaro de que CPI da Pandemia seria para recolher informações

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) se pronunciou sobre a acusação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o ministro Ricardo Barroso pediu ao Senado que instaure a CPI da Pandemia "para apurar apenas ações do governo federal". Em nota divulgada nesta sexta-feira (9), o Supremo afirmou que a Corte toma decisões de acordo à Constituição.

Além de irritar o presidente, a decisão sobre a CPI da Pandemia também não foi aprovada pelo senador Carlos Viana (PSG/MG), que passou a recolher assinaturas para protocolar o impeachment de Barroso (lembre aqui).

“Não poderá investigar nenhum governador, que porventura tenha desviado recursos federais do combate à pandemia. Barroso se omite ao não determinar ao Senado a instalação de processos de impeachment contra ministro do Supremo, mesmo a pedido de mais de 3 milhões de brasileiros. Falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

No comunicado, o STF apontou a legislação como única motivação para a determinação. "O Supremo Tribunal Federal reitera que os ministros que compõem a Corte tomam decisões conforme a Constituição e as leis e que, dentro do estado democrático de direito, questionamentos a elas devem ser feitos nas vias recursais próprias, contribuindo para que o espírito republicano prevaleça em nosso país".

Nenhum comentário:

Postar um comentário