> TABOCAS NOTICIAS : Dia Internacional da Dança: Curta!On lança especial com espetáculos e documentários

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Dia Internacional da Dança: Curta!On lança especial com espetáculos e documentários

Curta!On, a central dos documentários brasileiros e estrangeiros no NOW e na Internet,
apresenta o "Especial Dia Internacional da Dança"!
Cena de 'Gaga - O Amor Pela Dança' (Foto: Divulgação/Curta!On)
No Dia Internacional da Dança, Curta!On lança especial com espetáculos e documentários

PRODUÇÕES MOSTRAM O TRABALHO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS, COREÓGRAFOS E BAILARINOS DE ESTILOS VARIADOS
Para celebrar o Dia Internacional da Dança, nesta quinta (29), o Curta!On — streaming do Curta! no NOW, da NET / Claro — apresenta um especial que reúne, de forma inédita e exclusiva, produções totalmente focadas no tema. Grandes companhias brasileiras, coreógrafos e bailarinos — famosos e anônimos, que atuam em importantes palcos ou nas ruas — são as estrelas dos espetáculos, documentários e séries que compõem o especial.

O pacote tem quatro coreografias do Grupo Corpo — “Onqotô”, “Lecuona”, “Sem Mim” e “21” —, além de um documentário sobre os 15 primeiros anos da companhia; os documentários “São Paulo Companhia de Dança”, sobre a prestigiada companhia homônima; “Movimentos do Invisível”, sobre a coreógrafa Angel Vianna; “Gaga – O Amor Pela Dança”, sobre o coreógrafo Ohad Naharin, da Companhia de Dança Batsheva; “A Batalha do Passinho”, sobre a competição de dança de rua carioca; e a série “Ensaios Contemporâneos”, que reflete sobre a dança contemporânea brasileira em dez episódios.

Confira as sinopses:
Grupo Corpo:
21 (1992): "21" é um divisor de águas na história do Grupo Corpo. Depois de atuar por uma década com temas musicais pré-existentes, a companhia mineira volta, com este balé, a trabalhar com música especialmente composta. Da teia de combinações de ritmos e de timbres em torno do número 21, contida nas partituras criadas por Marco Antônio Guimarães — diretor artístico do Uakti —, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras cria uma escritura coreográfica cujo pulso, ou impulso, é de transpiração matemática. O resgate da ideia de trabalhar com uma trilha feita sob encomenda permite também que o Grupo Corpo avance na investigação de um vocabulário próprio identificado com suas raízes brasileiras.

Lecuona (2004): Em 2004, o Grupo Corpo rende-se à genialidade do maior ícone da música cubana, o pianista Ernesto Lecuona, e decide abrir uma exceção à regra estabelecida em 1992, de só trabalhar com trilhas exclusivas, para colocar em cena o balé que leva o seu nome: “Lecuona”. Os casais se sucedem decantando paixões, segundo roteiros que vêm tanto do romantismo mais desbragado quanto do realismo sem máscara de cada um de nós.

O figurino remete a um grande salão de bailes à moda antiga; mas o que é antigo aqui vira a imagem teatral do que há de mais permanente na vida amorosa e erótica. “Lecuona” é uma dança da paixão: tortuosa, difícil, divertida, alegre, impossível.

Onqotô (2005): A perplexidade e a pequenez do homem diante da vastidão do universo são o tema central de "Onqotô", balé que, em 2005, marcou as comemorações dos 30 anos do Grupo Corpo. Assinada por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, a trilha sonora tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre a paternidade do universo. Na coreografia criada por Rodrigo Pederneiras, verticalidade e horizontalidade, caos e ordenação, volume e escassez se contrapõem e se superpõem com a trilha musical, desvelando significados, melodias e ritmos que subjazem ao estímulo sonoro. Este episódio mostra o processo de criação desse balé comemorativo.

Sem Mim (2011): O mar (de Vigo), que leva e traz de volta o amado, é o que dá vida e movimento a “Sem Mim”. O balé é embalado pela trilha original urdida a quatro mãos pelo espanhol Carlos Núñez e pelo brasileiro José Miguel Wisnik, a partir do único conjunto de peças do cancioneiro profano medieval galego-português que chegou aos nossos dias. Nas sete canções, datadas do século XIII, o poeta se pronuncia sempre em nome da mulher; mais especificamente de jovens apaixonadas que pranteiam a ausência ou festejam a iminência do regresso do amado/amigo. Na avidez do reencontro, elas confidenciam ora com o mar, ora com a mãe, ora com amigas. E, para aplacar ou fustigar o seu desejo, saem a banhar-se nas ondas do mar de Vigo.

Documentário Histórico de Maria Maria até Missa do Orfanato: Este documentário mostra a história dos 15 primeiros anos do Grupo Corpo. Abrange os acontecimentos desde a sua fundação, em 1975, e a estreia da sua primeira obra, "Maria Maria", até o final dos anos 1980, quando a companhia se firma no cenário da dança mundial com personalidade própria e sucesso reconhecido.

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1PqSbEk42f8Ld9HQMfkczJ5wqX6I0MTad?usp=sharing
PROMO: https://youtu.be/JqyjN7dJ1pA

São Paulo Companhia de Dança: Documentário de Evaldo Mocarzel sobre a árdua rotina de trabalho de bailarinas e bailarinos, talvez o maior sacerdócio entre todas as manifestações artísticas, em que o corpo é, ao mesmo tempo, instrumento de trabalho e a própria obra. Sem entrevistas, o filme desconstrói a primeira criação coreográfica do grupo, 'Polígono', de Alessio Silvestrin, a partir dos ensaios e das aulas de balé clássico e dança moderna.

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1F-tiGCCVGfnufQPEHR51_uHHR5RW69Zg?usp=sharing

Gaga – O Amor Pela Dança: Ohad Naharin, diretor artístico da Batsheva Dance Company, é considerado um dos coreógrafos mais importantes do mundo. Ao conhecê-lo em um ponto crítico de sua vida pessoal, este documentário espirituoso e perspicaz encontra um homem com grande integridade artística e uma visão extraordinária. Filmado ao longo de um período de oito anos, o diretor Tomer Heymann mistura filmagens dos ensaios íntimos com um extenso arquivo inédito e sequências de dança de tirar o fôlego. Esta é a história de um gênio artístico que redefiniu a linguagem da dança moderna.

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/13mSBJh-k5Nj2SFedEIi3qPY_X5TPLW0g?usp=sharing

Movimentos do Invisível: Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea brasileira, coreógrafa, educadora e militante da consciência corporal revisita, aos 90 anos, sua pesquisa e história. O filme, dirigido por Leticia Monte e Flávia Guayer, acompanha a rotina de Angel no presente e se desenvolve a partir do registro de oficinas realizadas com gente de diversas idades, gêneros e profissões. Revela sua insaciável curiosidade pelo corpo — ‘instrumento de viver’ — e sua urgência em transmitir o conhecimento neste significativo momento de sua carreira e vida.

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1vFFbt9PuucFvjdjWuu6I3r3mRSXIgrVN?usp=sharing

A Batalha do Passinho: Surgido nas favelas cariocas, o Passinho explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos. O documentário “A Batalha do Passinho — O Filme”, dirigido por Emilio Domingos, acompanha de perto esse fenômeno e mostra a evolução dessa cultura.

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1aaIGY6L6P9EpWP9yFb2SYWHPOvdRy10B?usp=sharing

Ensaios contemporâneos: A série de Eduardo Hunter Moura oferece uma visão ampla sobre a dança contemporânea no Brasil, trazendo à tona processos criativos, histórias e questões diversas que essa arte suscita, como as discussões sobre política, gênero e padrões corporais e de beleza. Ao todo, são dez episódios que focam na trajetória histórica e conceitual da dança, passando por companhias revolucionárias como Stagium, Cena 11 e Focus, e mostrando, também, o panorama atual dessa expressão artística.

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1LMCwYLiZ_bCNQ46viSrWct-ap5FOGBG9?usp=sharing





Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

O Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde

Nenhum comentário:

Postar um comentário