por Mari Leal**Foto: Agência Brasil
Indicadores relativos ao mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2020, compilados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apontam que entre julho e setembro apenas 37% da população baiana ocupava postos de trabalho formais. A porcentagem indica a soma de assalariados formais nos setores público e privado. Em nível nacional, a pesquisa revela que, no período em destaque, 47,2% dos brasileiros ocupavam esses postos de trabalhos.
Divulgados nesta quarta-feira (16), o levantamento indica ainda a taxa de desocupação no período, que foi de 29,8% na Bahia e 19,5% no Brasil. Já o número de desocupados que buscam trabalho há mais de cinco meses na Bahia alcançou a margem de 58,5%, tendência acima da registrada em nível nacional. No Brasil, entre julho e setembro, 55,7% da população procurava emprego pelo tempo prologado.
Um terceiro fator avaliado pelo Dieese foi a taxa de desocupação dos responsáveis pelos domicílios. Na Bahia, a estimativa era de 21,5%, enquanto no Brasil 14%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário