> TABOCAS NOTICIAS : Delegados federais vão pedir a Bolsonaro para vetar projeto do abuso de autoridade

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Delegados federais vão pedir a Bolsonaro para vetar projeto do abuso de autoridade

por Cláudia Cardozo / Rodrigo Daniel Silva/BN
O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Félix de Paiva, disse que a categoria vai encaminhar um documento ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) para pedir vetos ao projeto do abuso de autoridade aprovado pelo Congresso Nacional (saiba mais aqui).

Ao Bahia Notícias, o chefe da ADPF afirmou que o texto "pode intimidar as autoridades" e "com certeza vai prejudicar o surgimento de novas investigações". "Não somos contra a coibição dos excessos. A Polícia Federal é uma policia que corta na carne, mas os textos não podem ficar tão abertos como estão", declarou, durante o 4° Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, que acontece em Salvador. Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias

Perguntado sobre o que pensa do vazamento das conversas entre integrantes da Lava Jato, Edvandir Félix admite que "enfraquece um pouquinho a interpretação da sociedade de como se deu a operação". "Mas a grande verdade é que a operação teve provas robustas que foram confirmadas por outras instâncias", frisou, ao avaliar que a Lava Jato "continua muito forte tecnicamente".

O presidente da ADPF defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que garante autonomia à Polícia Federal. "Hoje, nós fazemos uma autonomia na marra, uma autonomia baseada na nossa maturidade institucional", pontuou. E se mostrou indiferente à mudança do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central. 

"Tanto faz onde vai ficar o Coaf assim como tanto faz onde fica a Polícia Federal, que poderia ficar no Ministério da Agricultura se tivesse autonomia", analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário