> TABOCAS NOTICIAS : Moçambique começa vacinação contra cólera na semana que vem, diz OMS

sexta-feira, 29 de março de 2019

Moçambique começa vacinação contra cólera na semana que vem, diz OMS

Por Stephen Eisenhammer
BEIRA, Moçambique (Reuters) - Moçambique começará uma campanha de vacinação contra a cólera na semana que vem em áreas devastadas pelo ciclone Idai, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira depois que cinco casos foram detectados e confirmados.

Milhares de pessoas ficaram ilhadas durante mais de uma semana em vilarejos submersos, sem acesso a água limpa, depois que o Idai chegou à cidade portuária moçambicana de Beira em 14 de março, provocando enchentes catastróficas e matando mais de 700 pessoas em três países do sudeste africano.

Agora que dezenas de milhares de pessoas deslocadas foram para campos improvisados, os esforços de ajuda têm se concentrado cada vez mais na contenção de surtos de doenças infecciosas e transmitidas pela água.

David Wightwick, membro graduado da equipe de reação da OMS em Beira, disse aos repórteres que sete clínicas foram montadas em Moçambique para tratar pacientes de cólera e que mais duas estarão prontos em breve.

"Temos 900 mil doses de vacina oral anticólera que estão chegando na segunda-feira, e começaremos uma campanha de vacinação assim que possível na semana que vem", disse Wightwick.

A cólera é endêmica ao Moçambique, que teve surtos frequentes nos últimos cinco anos. Cerca de 2 mil pessoas foram infectadas na última epidemia, que terminou em fevereiro de 2018, segundo a OMS.

Mas a escala dos estragos na infraestrutura de distribuição de água e de saneamento de Beira, somada à densidade populacional, despertou o temor de que outra epidemia seria difícil de debelar.

(Por Stephen Eisenhammer em Beira, Frank Phiri em Blantyre, MacDonald Dzirutwe em Harare e Stephanie Ulmer-Nebehay em Genebra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário