> TABOCAS NOTICIAS : Como tratar o câncer colorretal? Saiba sobre a doença

sábado, 30 de março de 2019

Como tratar o câncer colorretal? Saiba sobre a doença

Brasil registrou mais de 36 mil novos casos da doença entre 2017 e 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer¹

PRNewswire/ -- Presente em mais de 1,8 milhão de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)2, e entre os quatro tipos mais incidentes da doença no Brasil3, o câncer colorretal (CCR) é lembrado durante todo o mês de março, data mundial de conscientização.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2017 e 2018, houve 36.360 novos casos no Brasil, sendo em 18.980 mulheres e 17.380 em homens1. O CCR abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (cólon) e o reto. Em geral, esses tumores se originam a partir de pólipos - lesões benignas que podem crescer de forma silenciosa. A remoção dessas estruturas ajuda a prevenir o aparecimento dos tumores.

Entre os principais sintomas estão:
Sangramento nas fezes
Alteração do hábito intestinal
Sensação de evacuação incompleta
Dor ou desconforto abdominal ou anal
Fraqueza

O tratamento do câncer colorretal pode ser feito com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Uma das opções de cirurgia é a colectomia laparoscópica, que busca a remoção parcial ou total do intestino4 e deve ser feita por um cirurgião especialista em procedimentos minimamente invasivos. Após o tratamento, é preciso realizar acompanhamento médico.

A Johnson & Johnson Medical Devices, que é parte da família de companhias Johnson & Johnson, trabalha com a tecnologia para o procedimento de colectomia. A empresa aproveita a data mundial de conscientização da doença para lembrar a importância do diagnóstico: quando diagnosticada precocemente, as chances de cura são de 95%5.

Sobre a Johnson & Johnson Medical Devices* 
Como a empresa de produtos para saúde mais completa do mundo, estamos completando um século de experiência, alavancando a ciência e a tecnologia para moldar o futuro da assistência médica e beneficiar ainda mais as pessoas ao redor do mundo. Com amplitude, profundidade e alcance importante em cirurgia, ortopedia e soluções de intervenção, estamos trabalhando para mudar profundamente a maneira como os cuidados médicos são fornecidos. Estamos nisso pela vida.

* Compreendendo as soluções de negócios cirúrgicas, ortopédicas, visão e intervencionistas no segmento de produtos para saúde da Johnson & Johnson

Referências:
1 Instituto Nacional de Câncer (INCA) - https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino Acesso em 25.03.2018

2 Organização Mundial da Saúde (OMS) - https://www.who.int/cancer/PRGlobocanFinal.pdf Acesso em 25.03.2018


4 Colorectal Cancer – American Cancer Society. Disponível em http://www.cancer.org/ Acesso em 25.03.2018

5 Revista Saúde – ed. Abril - https://saude.abril.com.br/medicina/cancer-colorretal-exame/ Acesso em 25.03.2018

Instituto Nacional de Câncer (INCA) - https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino Acesso em 25.03.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário