> TABOCAS NOTICIAS : Primeiro desenho animado totalmente em libras chega ao YouTube

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Primeiro desenho animado totalmente em libras chega ao YouTube

por Beatriz Vilanova | Folhapress
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (26), comemora-se o Dia do Surdo. Para prestigiar a data, Paulo Henrique dos Santos lança uma animação especial, inteiramente em libras, sobre a deficiência que atinge quase 10 milhões de brasileiros por todo o país.

"Min e as Mãozinhas", que acaba de chegar ao YouTube, conta histórias do cotidiano e aventuras lúdicas de Min, uma menina surda. Voltado para crianças de 3 a 6 anos, o desenho tem a intenção de educar e mostrar que crianças surdas também se divertem e brincam tanto quanto crianças que escutam normalmente.

Santos, que está por trás da ideia, conta que a história surgiu a partir de situações do cotidiano que o fizeram perceber o quanto a população está despreparada para se comunicar com os surdos.

"Eu estava em um casamento, sentado ao lado de uma pessoa surda, e não sabia como pedir sal a ela. Notei que precisava de um mediador para conversar com uma pessoa que é brasileira. E achei isso muito bizarro", conta.

Entre essa e outras situações, ele decidiu investir no nicho que parece não ter atenção nem no meio acadêmico. "Eu aprendi judô na escola, que não me ajudou em nada na minha vida, mas eu não tive libras", lembra Santos. LEIA MAIS E VEJA O VÍDEO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário