> TABOCAS NOTICIAS : Meme que cita Lula e FHC como beneficiados por "Bolsa Ditadura" é enganoso

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Meme que cita Lula e FHC como beneficiados por "Bolsa Ditadura" é enganoso

Do UOL, em São Paulo**Arte/UOL
É falso o conteúdo do meme disseminado no WhatsApp e em redes sociais que acusa os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) de receberem uma "Bolsa Ditadura" e aposentadorias em função do cargo que exerceram. Na parte de cima da peça de desinformação, o título "Veja quem Bolsonaro ameaça" sugere que os citados terão os benefícios cortados caso o candidato do PSL seja eleito em outubro, o que também é enganoso.

O texto do meme coloca os três ex-presidentes, o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado federal José Genoino e artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Marieta Severo entre os "aproximadamente 20 mil anistiados" que recebem a "Bolsa Ditadura" e diz que o beneficio é pago mensalmente com isenção de Imposto de Renda. O material enganoso também afirma que metade dos beneficiados recebe acima do teto constitucional de R$ 33.763 e que os ex-presidentes têm direito a aposentadorias no valor de R$ 30.471.

O projeto Comprova verificou que o meme tem informações falsas. Para chegar a esta conclusão, a equipe consultou dados do Ministério da Justiça, a Constituição brasileira e o Diário Oficial da União, entre outras fontes.

Aquilo que o meme chama pejorativamente de "Bolsa Ditadura" é a "reparação econômica" que pode ser concedida a quem foi vítima de perseguição política no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988, período mais amplo que o da ditadura, que vigorou entre 1964 e 1985. Ela está prevista na lei 10.559/2002 e é regulada por esta mesma norma. LEIA TUDO SOBRE O FALSO MEME

Nenhum comentário:

Postar um comentário