Por Pedro Fonseca**Do Rio**Pedro Teixeira/Agência O Globo
08.fev.2018 - Sérgio Côrtes deixa presídio no Rio após decisão do STF
A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (31) o ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sergio Côrtes. A prisão aconteceu em uma nova etapa das investigações sobre um amplo esquema de corrupção na saúde pública do estado. Somente nesta fase, há a suspeita de desvios em contratos públicos que superam R$ 74 milhões.
A fraude investigada desta vez teria acontecido a partir da contratação da Organização Social Pró-Saúde, que administrou vários hospitais do estado, desde 2013. Entre as unidades que teriam tido contratos de compra e venda de materiais fraudados, estão os hospitais Getúlio Vargas, Albert Schweitzer, Adão Pereira Nunes e Alberto Torres.
Além de Côrtes, também foram decretadas as prisões preventivas de outros investigados, entre eles, os empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita.
De acordo com o Ministério Público Federal, Côrtes se aliou aos empresários para fraudar os contratos. "Essa nova fase das investigações comprova que os empresários controlavam a destinação dada aos recursos públicos repassados às organizações sociais que administravam hospitais estaduais, desviando tais verbas em benefício próprio e de terceiros, contando com a atuação de gestores da organização social e de diversos funcionários públicos da Secretaria de Saúde para que a empreitada criminosa fosse concretizada", disseram os procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro em nota. LEIA MAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário