> TABOCAS NOTICIAS : Fernando Baiano assina acordo de delação premiada na Lava Jato

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fernando Baiano assina acordo de delação premiada na Lava Jato

REDAÇÃO ÉPOCA
Fernando Baiano (Foto: Junior Pinheiro Folhapress)
O lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, preso na Operação Lava Jato no final do ano passado, assinou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-geral da República nesta quinta-feira (9), em Curitiba. Assim, Fernando Baiano passa a ser o 14º delator da Lava Jato. A informação foi confirmada pelo Jornal Nacional.

Fernando Baiano é apontado como o operador do PMDB no esquema de corrupção envolvendo empreiteiras, partidos políticos e a Petrobras. Durante as negociações para assinar a delação premiada, Baiano disse aos investigadores que teria informações para entregar sobre a participação de políticos no esquema, entre eles o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A delação premiada do lobista era esperada desde agosto, conforme adiantou a coluna Expresso, de ÉPOCA. No entanto, as negociações ficaram travadas. Segundo a Folha de S. Paulo, os advogados de Fernando Baiano queriam que ele fosse solto após assinar o acordo e pudesse negociar a possibilidade de morar nos Estados Unidos com a família. As duas exigências foram negadas pela Procuradoria.

Baiano é suspeito de intermediar negócios entre empreiteiros, políticos do PMDB, a Petrobras e a subsidiária Transpetro. Uma das acusações diz respeito a um contrato de navios-sonda assinado com a Petrobras. Segundo a acusação, houve desvio de recursos dos contratos de fornecimento dos Navios-Sondas Petrobras 1000 e Vitoria 1000, por meio de operações simuladas de consultoria e utilização de contas secretas.

Em agosto de 2015, Baiano foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 16 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário