A UFSB participou de um momento histórico para a educação superior no Estado da Bahia. Reitores e representantes de 10 universidades e institutos tecnológicos estaduais e federais se reuniram com o Secretário de Educação, Osvaldo Barreto, e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, e aprovaram, com unanimidade, a criação de um consórcio permanente de instituições públicas de ensino superior com o Governo da Bahia.
A atuação do consórcio se dará em quatro eixos: cobertura digital, com o objetivo de dotar o Estado de rede banda larga; implementação de Parques Tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento das diferentes regiões; formação de professores para a educação básica; compartilhamento de recursos, laboratório, pessoal e equipamentos entre as instituições, para aumentar a competitividade do conjunto de IES públicas baianas nos editais nacionais e internacionais de grande porte.
Com isso, o Secretário Estadual de Educação espera construir uma agenda comum para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, ressaltando a parceria para a melhoria da qualidade da educação básica. Naomar de Almeida Filho, reitor da UFSB, acredita que com esse planejamento, o diálogo poderá ser permanente, o que trará desenvolvimento significativo para a educação superior na Bahia. A proposta será apresentada ao governador Rui Costa, com a assinatura de Memorando de Entendimento para formalização do consórcio. ASC-UFSB
Nenhum comentário:
Postar um comentário