Carlos Madeiro*Do UOL, em Maceió*Reprodução/Facebook
Maternidade diz que não houve tempo para levar a mãe para sala de parto
Uma mulher deu à luz um bebê nas cadeiras da recepção de uma unidade pública de Rio Branco, no Acre. O caso aconteceu na manhã dessa sexta-feira (24) na maternidade Bárbara Heliodora e foi filmado por uma testemunha, que disponibilizou o vídeo nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver a mulher deitada sobre as cadeiras da recepção, gritando e recebendo atendimento de duas profissionais da unidade. Outras duas mulheres, provavelmente acompanhantes da gestante, aparecem dando assistência a ela.
Segundo a direção da maternidade, Simone Santiago deu entrada na unidade às 6h já em trabalho de parto, apresentando cinco centímetros de dilatação.
"De acordo com o técnico em enfermagem Saib Mustafa, que atendeu a paciente, ela pediu para ir ao banheiro e quando retornou não havia mais tempo de levá-la à sala de parto, pois a criança já estava nascendo", explicou a gerente geral da maternidade, Rossana de Oliveira, em nota encaminhada ao UOL.
Em entrevista ao site "Acre 24 Horas", porém, a gestante nega que tenha sido atendida de imediato e informou que precisou esperar por 1h para ser atendida.
"Estava difícil esperar. Foi tudo muito rápido. As dores foram piorando, piorando e comecei a ter sangramento ainda na recepção. Minha tia começou a reclamar da demora no atendimento, mas eles mandaram eu ficar sentada, mas eu não conseguia sentar. Daí me deitei nas cadeiras e foi quando eu comecei a entrar em trabalho de parto ali mesmo", disse.
Segundo a gerente da maternidade, havia leitos disponíveis na sala de parto, e a paciente já havia sido encaminhada pelo médico plantonista para dentro da unidade. "Não houve tempo para que ela chegasse à sala", afirmou.
"A paciente recebeu toda a assistência por parte dos profissionais da unidade, desde a hora de sua chegada, sendo encaminhada para um leito assim que deu à luz. Mãe e filho passam bem", finalizou Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário