Os entendimentos para uma fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) ganharam reforço nesta terça-feira (7), durante reunião entre líderes das duas siglas.
Um dos mais interessados na fusão das legendas é o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, que vai tentar a reeleição. Com a junção, terá mais tempo de TV.
Se acertada a união, o novo partido será fortalecido com os representantes de ambas as siglas. Seriam 49 deputados federais e oito senadores.
Um dos maiores imbróglios é sobre o número do partido com a fusão. O PTB não abre mão do seu, o 14. E também exige que a oficialização seja no mês de aniversário da legenda: maio. O PTB foi fundado no Rio de Janeiro (então capital federal) no dia 15 de maio de 1945, sob a inspiração de Getúlio Vargas, seu maior líder.
Íntegra da nota do DEM:
A Comissão Executiva Nacional do Democratas, reunida nesta terça-feira (7), deliberou por 21 votos a 4 pelo prosseguimento dos entendimentos com o PTB, com vistas a uma possível fusão entre as duas siglas.
Na mesma reunião, ficou anunciado que, caso se viabilize a fusão, por acordo entre os dois partidos, serão mantidos na Câmara e no Senado os atuais líderes Mendonça Filho (PE) e Ronaldo Caiado (GO), verbalizadores da linha política que o Brasil conhece.
Com a mencionada deliberação, abre-se a perspectiva de busca de consenso para o comando regional nos estados onde remanescem divergências e abertura de discussão sobre regras de governança partidária nos planos nacional, estadual e municipal.Fonte: http://portaldaabelhinha.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário