> TABOCAS NOTICIAS : Câmara dos Deputados instala Comissão para discutir fim do estatuto do Desarmamento

domingo, 19 de abril de 2015

Câmara dos Deputados instala Comissão para discutir fim do estatuto do Desarmamento

Após votar discutir projetos de redução da maioridade penal e ampliação da terceirização no Brasil, agora, os parlamentares instalaram a comissão especial para analisar o projeto de lei 3722/2012, que derruba o Estatuto do Desarmamento e estabelece regras mais brandas para o porte de arma de fogo.

O deputado Marcos Monte (PSD-MG) foi eleito presidente da comissão. A primeira vice-presidência ficará com o deputado Cláudio Cajado (DEM-BA) e o deputado Guilherme Mussi (PP-SP) ocupará a segunda vice-presidência. A principal mudança proposta pelo PL 3722/12 é o fim da discricionariedade para o registro de uma arma. Atualmente, é necessária a comprovação da “efetiva necessidade” para o delegado da Polícia Federal, que tem poder de decisão sobre o registro.

O texto também torna automática a concessão da arma, com porte pelo período de oito anos, se o requerente cumprir os requisitos legais (como ter mais de 21 anos e não ter antecedentes criminais, entre outros). O projeto prevê que cidadãos com licença de porte poderão andar com a arma pelas ruas. O Estatuto, atualmente, só autoriza a andar armados nas ruas os policiais, militares e profissionais que precisam da arma para trabalhar.

Outra mudança prevista pelo projeto é a autorização para que o cidadão tenha até 9 armas e cerca de 5.400 munições por ano. Será autorizada ainda a publicidade de armas e munição, o que hoje é proibida. Informações: Varela

Nenhum comentário:

Postar um comentário