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quarta-feira, 23 de julho de 2014

Pilar de viaduto que caiu em BH tinha apenas 10% do aço necessário

REDAÇÃO ÉPOCA
Acidente no Viaduto Guararapes, em Belo Horizonte (Foto: AP Photo/Victor R. Caivano)

A construtora Cowan, responsável pela obra do Viaduto Guararapes, apresentou nesta terça-feira (22) os resultados da perícia feita por técnicos para descobrir as causas do acidente no começo do mês de julho. Segundo a Cowan, a conclusão é que o erro estava no projeto executivo da obra, feita pela empresa Consol Engenheiros Consultores e aprovado pela prefeitura de Belo Horizonte.

O viaduto estava sendo construído na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte. No dia 3 de julho, uma alça da obra desabou e atingiu dois caminhões, um ônibus e um carro. Duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas.

Segundo os peritos, o pilar de sustentação do viaduto foi construído com apenas um décimo da ferragem necessária. O erro estaria no projeto apresentado pela prefeitura, que determinava um número inferior de materiais do que o usual para o porte da obra. O resultado foi que os pilares da obra não tinham material o suficiente para sustentar a alça. “Acho que foi um milagre não ter caído antes", disse Catão Francisco Ribeiro, um dos responsáveis pela perícia.

A empresa anunciou que enviou um pedido formal para o prefeito Marcio Lacerda (PSB) recomendando a demolição da alça que ainda está de pé, que pode cair a qualquer momento. A construtora também disse que não é sua função reavaliar o projeto entregue pela prefeitura.

Segundo o portal de notícias G1, a prefeitura de Belo Horizonte informou que está analisando o relatório apresentado pela Cowan para tomar as providências necessárias.

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