Um peixe colorido chama a atenção por conta de sua beleza. Conhecido como peixe-mandarim, ele é encontrado em águas salgadas dos oceanos.
Cientificamente chamado de Synchiropus splendidus, a espécie perciforme mede de 6 a 10 centímetros , e ficou conhecida em aquários por conta da coloração. Ela possui cores fortes e brilhantes, além de desenhos que “estampam” seu corpo.
A característica serve como mecanismo de defesa contra predadores, a fim de indicar que a carne dele teria gosto ruim. Isso porque seu corpo produz um muco viscoso de gosto e cheiro horríveis.
No mar, o peixe-mandarim vive escondido em fendas nos recifes de corais, alimentando-se de pequenos animais marinhos que passam próximos a seus esconderijos. Ele também é encontrado, apesar de ser com menor frequência, em águas rasas, como lagoas costeiras e pequenas baías.
Quando o macho quer se acasalar, ele levanda a nadadeira dorsal e nada em volta da companheira, aproximando-se da mesma e agarrando sua nadadeira peitoral com a boca. Os dois ficam nadando juntos até alcançarem a superfície, onde soltam-se e expelem o esperma e óvulos que se unem para formar os ovos. Fonte: Topbiologia / http://www.techmestre.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário