O desabamento do viaduto Batalha de Guararapes, sobre a avenida Pedro 1º, na Pampulha, em Belo Horizonte, na quinta-feira (3), afetou um viaduto vizinho, também em obras. Segundo os engenheiros do Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) de Minas Gerais, órgão acionado pela Defesa Civil do município, a estrutura descolou-se cinco centímetros.
O viaduto Montese, que também faz parte do complexo viário, já havia cedido cerca de 30 centímetros em fevereiro deste ano e chegou a ser interditado. Agora, cinco viadutos vizinhos ao Batalha de Guararapes devem passar por minuciosa vistoria.
Apesar da situação, o presidente do Ibape-MG, Frederico Correa, descartou riscos de novos colapsos. Segundo ele, já foram feitas vistorias preventivas, e o elevado que cedeu foi escorado.
Correa explicou que, pelas análises preliminares, o pilar central do viaduto Batalha dos Guararapes afundou cerca de seis metros, já que, pelo projeto da obra, ele deveria estar a sete metros do chão, mas agora está a penas um metro do solo.
Os técnicos do Ibape ainda vão avaliar se toda "descida" do pilar ocorreu no momento do desabamento do Batalha de Guararapes. Leia mais em: http://zip.net/bvnXMN
Nenhum comentário:
Postar um comentário