> TABOCAS NOTICIAS : Dilma oferece apoio ao FMI contra a crise

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dilma oferece apoio ao FMI contra a crise

o intervalo dos debates dos G-20, Dilma conversou sobre as turbulências com o presidente Obama
JEWEL SAMAD/AFP/JC
o intervalo dos debates dos G-20, Dilma conversou sobre as turbulências com o presidente Obama
Em sua primeira intervenção na cúpula do G-20, em Cannes, na França, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil está pronto para contribuir com a Europa. Entretanto, ela acredita que a ajuda deve ser feita por meio do Fundo Monetário Internacional (FMI). Essa é a modalidade defendida pelo Brasil, já que pode representar um aumento das cotas no fundo, no futuro, e da representatividade na governança global, ao contrário da compra direta de títulos da dívida da zona do euro.
A presidente disse que é solidária ao continente, mas ressaltou que é preciso "liderança, visão clara e rapidez" para solucionar a crise. Conforme Dilma, a Europa é um patrimônio democrático que precisa ser preservado. As observações foram feitas durante o almoço dos chefes de Estado e de governo na abertura da cúpula do G-20 - a presidente sentou-se entre o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak.
Dilma pediu detalhes do pacote europeu e colocou sua avaliação de que é preciso pensar em medidas que tragam o crescimento econômico. Para ela, a crise europeia pode respingar nos emergentes.Leia mais em http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=77756

Nenhum comentário:

Postar um comentário