> TABOCAS NOTICIAS : 17 DE NOVEMBRO

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

17 DE NOVEMBRO

17 de Novembro: Dia Mundial do Não Fumador

Três semanas (21 dias) é o tempo suficiente para que uma jovem fique dependente do tabaco, mesmo que fume 2 cigarros por dia.  
Um rapaz pode levar até seis meses (183 dias).

Em todo o mundo, 14 em cada 100 adolescentes são fumadores
3 em cada 100 adolescentes começam a fumar aos 10 anos
Metade dos adolescentes fumadores quer deixar de fumar

Passos para deixar de fumar
1 - Assinalar o dia na agenda e levar o compromisso a sério.
2 - Contar a intenção a familiares e amigos.
3 - Armazenar pastilhas sem açúcar, paus de canela ou outros substitutos.
4 - Escolher um plano para deixar de fumar: substitutos de nicotina? Consulta de apoio? Terapia?
5 - No dia em que deixar de fumar, deitar fora os cigarros e isqueiro. Contornar o hábito de juntar o tabaco com o café, ou fumar enquanto se espera, estuda, trabalha ou se está com os amigos.
6 - Manter-se activo. Fazer exercício; beber muita água; reduzir o álcool.

Relato de um ex-fumador
Após o último cigarro: melhoria para a saúde
20 minutos: Pressão arterial e pulso normalizam
8 horas: Níveis de nicotina e monóxido de carbono no sangue descem para metade. Oxigénio atinge valores normais.
24 horas: Os pulmões começam a expulsar os detritos do fumo
48 horas: A nicotina é eliminada do corpo. Apuram-se o paladar e o olfacto.
72 horas: A respiração é mais relaxada. Ganha-se energia.
2 a 12 semanas: O sangue circula bem pelo corpo. É fácil caminhar e fazer esforços. Diminuem as olheiras e a palidez da pele. O hálito melhora.
3 a nove meses: Diminui a farfalheira e a tosse. Inspira-se mais ar.
1 ano: Já se poupou mais de 750 euros.
5 anos: Risco de problemas cardíacos é 50% inferior ao do fumador.
10 anos: Risco de AVC e de ataque cardíaco é igual ao dos não fumadores. Probabilidade de cancro no pulmão é 50% inferior do que num fumador. Pouparam-se 10 mil euros.Fonte: revista Farmácia &Saúde
17 de Novembro - Dia da Criatividade

Dia 17 de novembro é o dia da criatividade. Você sabe o que é ela? Você sabe a origem desta palavra? Você sabe que não existem pessoas sem criatividade? Você sabe como “ativar” a sua criatividade? Então se prepare para descobrir. Origem Curiosidade tem sua origem a partir do vocábulo curiositas. Este termo provém da raiz latina “cur” que significa por quê. Definições de criatividade

Filosofia antigamente : um dom divino, um estado místico de receptividade a algum tipo de mensagem, vindo de entidades divinas e associavam a criatividade à loucura, considerando os pensamentos criativos como problemas na pessoa.

Citação:
Criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo.De http://board.br.ikariam.com/  

Dia Internacional da Filosofia (17 de novembro)

Cartaz realizado por Pedro Barros
Curso Profissional de Design Gráfico, 3º ano
No dia 17 de novembro comemora-se o Dia Internacional da Filosofia, instituído pela UNESCO desde 2002. A comemoração ocorre sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro e pretende valorizar a formação de cidadãos reflexivos, capazes de assumir posições e responsabilidades nos grandes problemas contemporâneos.

Porquê um dia da filosofia?
Muitos pensadores afirmam que o "espanto" é a raiz da filosofia. De facto, a filosofia deriva da tendência natural dos humanos para serem surpreendidos por eles mesmos e o mundo em que vivem.
Esta área, que se vê como uma forma de "sabedoria", ensina-nos a refletir sobre a própria reflexão, para continuamente questionar as verdades estabelecidas, para verificar hipóteses e encontrar conclusões.
Durante séculos, em cada cultura, a filosofia deu origem a conceitos, ideias e teorias e, por isso, fixou a base para o pensamento crítico, independente e criativo.
A UNESCO ao instituir o Dia da Filosofia pretendeu celebrar, em particular, a importância da reflexão filosófica, e incentivar as pessoas em todo o mundo a compartilhar a sua herança filosófica.
Para a UNESCO, a filosofia fornece as bases conceptuais de princípios e valores, fundamentos da paz mundial: democracia, direitos humanos, justiça e igualdade. A filosofia ajuda a consolidar essas fundações autênticas de coexistência pacífica.Fonte: Unesco   


17 de novembro - Dia Nacional do Combate ao Câncer de Próstata

CÂNCER DE PROSTATA – O MELHOR REMÉDIO É A PREVENÇÃO

Do tamanho de uma noz, pesando cerca de 20 gramas, a Próstata situa-se na base da bexiga e circunda a uretra. Sua função é produzir uma parte do sêmen. Os problemas da próstata são muito comuns e atingem desde o homem jovem até o mais idoso, predominando a partir dos 45 anos. Hoje, estima-se que um a cada dez homens vá desenvolver o câncer de próstata durante algum momento da vida. Outras estatísticas afirmam que, com 50 anos, um em cada quatro homens apresenta células cancerígenas na próstata. Aos 80 anos, esta relação cresce para 1 em cada 2.

No Brasil, a doença é responsável por sete mil mortes ao ano. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda causa de morbidade entre os homens perdendo apenas para o câncer de pulmão. São poucos os que buscam auxílio médico no momento adequado. No entanto, apesar da chance dos homens desenvolverem câncer de próstata ao longo da vida, somente 3 deles morrerão por causa da doença.

Na maioria das vezes, o responsável pela não realização da prevenção pelos homens é realmente o medo do toque retal, o mito e a fantasia de que perderão a masculinidade. O homem por natureza já tem dificuldade de procurar ajuda. Por exemplo, se forem problemas sexuais, ele demora até 5 anos para contar que está com impotência ou outros problemas de ereção.

No consultório esta resistência é maior entre os idosos. Os mais velhos demoram a procurar ajuda porque acham tudo normal para idade. É normal para eles fazer xixi mais fino e perder um pouco a ereção. Só que em conseqüência disso, eles vão adiando até a hora em que param de urinar ou tem sangramento. Aí vão parar no pronto socorro.

Além do câncer, o homem pode ao longo da vida desenvolver outras doenças comuns na próstata. Facilmente controláveis, desde que o tratamento se inicie com o diagnóstico correto feito, em geral com o auxilio do toque retal e de exames complementares a critério do urologista. “O grande problema é que muitas doenças e, entre elas, principalmente o câncer de próstata não apresentam sintoma algum na fase inicial. No tumor maligno da próstata, o paciente espera pela dor, para procurar um médico e isso permite que o tumor se dissemine. É preciso lutar contra o preconceito de muitos homens e fazer com que busquem a prevenção a fim de evitar seqüelas graves”.

POSSÍVEIS CAUSAS

Não se sabe ao certo o que causa o câncer de próstata, porém sabe-se de alguns fatores, tais como transmissão genética e hormônios (pode ser hereditário em 5 a 10% dos casos, chegando a 8,2% de chance para o indivíduo que tiver a predisposição familiar por descendência de famílias de portadores de Câncer de próstata). A incidência aumenta com a idade, principalmente a partir dos 50 anos. Algumas pesquisas indicam que uma dieta muito rica em gorduras também contribui para a alta incidência deste câncer.Leia mais em http://isexp.blogspot.com/2010/11/17-de-novembro-dia-nacional-do-combate.html?zx=29b88f4a043f810 Faria Marzano – Médica Urologista e Terapeuta Sexual.Sylvia


Nenhum comentário:

Postar um comentário