> TABOCAS NOTICIAS : Escolinha para novos políticos

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Escolinha para novos políticos

GILBERTO AMENDOLA**Qual seria a primeira lição? “Ser honesto. Só de sacanagem…”, afirma o consultor político Tadeu Comerlatto – autor de mais de 40 livros (Inteligência Política Para Vencer Eleições e Vereador, o Tom da Vitória ) que prometem, entre outras coisas, ensinar como um incauto aspirante a político pode ganhar uma eleição para vereador ou prefeito.
O conceito de “sacanagem honesta” é mais bem explicado quando o professor Comerlatto compara o político com um bicheiro. “Por que a figura do bicheiro sobrevive? Porque ele entrega o que promete. Ninguém dúvida que se, porventura, ganhar no jogo do bicho, o prêmio será entregue. Já políticos não entregam o que prometem. O político precisa ser mais parecido com bicheiro.”

Embora a comparação não seja assim tão feliz, Comerlatto garante que é com essa linguagem simples e direta que ele consegue ensinar para os leigos como fazer política, como se ganhar uma eleição e até as benesses de “andar na linha”. “Meus guias não vão fabricar um político, mas irão mostrar onde estão as armadilhas e como superar as dificuldades de uma campanha.”
Comerlatto garante que tudo o que ensina já foi vivenciado por ele. Mais especificamente na década de 70, quando foi prefeito de Videira (SC). “Eu era muito jovem. As pessoas tinham dificuldade em acreditar em mim”.
E qual teria sido a solução para seduzir o eleitor ressabiado? Simples: “Eu contratava um gordo, um careca e um senhor de cabelo branco para ficarem na frente do meu palanque. Tudo o que eu dizia, eles concordavam com a cabeça. Logo, as pessoas acreditavam neles. Não em mim”, diz. “Mas votavam em mim por causa deles. Porque confiam em gordos, carecas e pessoas de cabelo branco.”Matéria completa em http://blogs.estadao.com.br/jt-politica/escolinha-para-novos-politicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário