> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Anvisa adia decisão sobre proibição de emagrecedores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

BRASIL:Anvisa adia decisão sobre proibição de emagrecedores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou a votação sobre o destino dos emagrecedores no País. Dois pontos foram fundamentais para o adiamento da discussão: a ausência de um dos quatro diretores que participam da votação e o alerta, feito hoje pela procuradoria da agência, de que uma reunião como aquela deveria ser feita em sessão pública. Desde que começou a discussão sobre a possível retirada dos emagrecedores foram feitas duas reuniões públicas. A procuradoria avaliou que, para afastar eventuais contestações, o ideal seria seguir o padrão.

Ao sair da reunião de hoje,31, o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, afirmou que na próxima reunião duas propostas distintas terão de ser analisadas: a preparada pela equipe técnica da agência, que recomenda a retirada do mercado de três medicamentos (femproporex, anfepramona e mazindol), e outra que sugere a permanência da sibutramina, desde que sob rígidas condições de controle.

Também será avaliada a posição da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme), que, na semana passada, reiterou sua defesa pela retirada de todos os emagrecedores do mercado, incluindo a sibutramina. "A Cateme é um órgão assessor importante e o documento preparado será avaliado com muita atenção", disse Barbano.

A proposta da equipe técnica da Anvisa propõe a adoção de três medidas para ampliar o controle da venda da sibutramina. A venda somente seria permitida mediante a apresentação de um termo de informação, em três vias, assinado pelo médico e paciente. Exigência semelhante já é feita para a venda de ácido retinoico e talidomida. Fabricantes teriam de criar um sistema de vigilância para identificar todos problemas relacionados ao medicamento. do UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário