> TABOCAS NOTICIAS : Presidente da Petrobras diz que 'o problema do Rio são os cariocas'

domingo, 31 de julho de 2011

Presidente da Petrobras diz que 'o problema do Rio são os cariocas'

Para o presidente da Petrobras, "o problema do Rio são os cariocas"
Ramona Ordoñez:
Para o presidente da Petrobras, o baiano José Sergio Gabrielli, o problema do Rio são os cariocas. A declaração, em tom de brincadeira, foi feita por Gabrielli a uma plateia de executivos e empresários do setor petrolífero do Rio, para explicar que a companhia não pode investir apenas no Rio, por isso está fechando convênios com centros de pesquisa e universidades de todo o país.
- É claro que o Rio de Janeiro é o melhor lugar do mundo, o lugar mais bonito do mundo. O problema do Rio de Janeiro são os cariocas. Mas nós não podemos ter tudo concentrado no Rio de Janeiro - disse Gabrielli em palestra na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro       (Firjan), na qual falou do Plano de Negócios 2011/15 da Petrobras.
A companhia investiu US$1,3 bilhão em infraestrutura para a criação de 50 redes temáticas envolvem 1.900 convênios com 105 instituições de pesquisas e universidades no Brasil.
Petrobras deve voltara importar gasolina
Pouco depois, Gabrielli afirmou que adorava o Rio mas que não poderia deixar de fazer a provocação:
- Eu não quis ofender nenhum carioca, gosto muito dos cariocas e das cariocas. Mas foi uma piada sobre os cariocas em relação aos baianos. Como baiano eu tinha de falar isso, não tem jeito.
Gabrielli disse ainda que a Petrobras terá de voltar a importar gasolina nos próximos meses, devido ao forte aumento do consumo do combustível. Este foi puxado, principalmente, pelo aumento das importações de automóveis. No início do ano a Petrobras comprou dois carregamentos, no total de 2,5 milhões de barris, que devem bastar para três dias de consumo.
- Como o mercado continua crescendo e nossa capacidade de produção está no limite, e como não vai faltar gasolina, nós vamos importar - disse Gabrielli, ressaltando que isso será necessário mesmo que o governo reduza o percentual de álcool anidro na gasolina, que hoje é de 25%.
Essa decisão foi adiada para agosto. O governo teme escassez de álcool no mercado e a consequente disparada dos preços. Segundo Gabrielli, a  Petrobras vai investir, até 2015, US$4,1 bilhões na área de biocombustíveis, sendo a maior parte na produção de álcool.
Gabrielli disse também que a vendas totais da Petrobras em 2020 devem atingir 7,14 milhões de barris por dia de óleo equivalente (que inclui gás natural, fertilizantes, energia, e biocombustíveis). Atualmente, as vendas são de 3,84 milhões de barris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário