> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:NOVA ARMA CONTRA VASSOURA DE BRUXA

domingo, 31 de julho de 2011

BRASIL:NOVA ARMA CONTRA VASSOURA DE BRUXA

A vassoura de bruxa, doença que tem provocado graves danos às plantações de cacau no Brasil desde 1980, pode estar com os dias contados. Isso porque o biofungicida Tricovab, desenvolvido desde 1999 pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), acaba de ser liberado pelo Ibama.
O uso do produto, testado há quase oito anos por técnicos da Ceplac que monitoram cerca 475 mil hectares infestados pela praga na Bahia, já traz resultados excelentes: do total desta área 150 mil hectares já estão sendo recuperados. Apesar disso, o biofungicida precisa da aprovação do Ministério da Agricultura e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para chegar efetivamente às lavouras. As liberações, no entanto, ainda não tem prazo definido.
A liberação final do Tricovab, trará incremento para a produção de cacau no Brasil, com impactos positivos para a conservação dos biomas da Amâzonia e da Mata Atlântica e para toda a cadeia produtiva de cacau e de chocolate.

O Tricovab - Obtido por meio da fermentação de um fungo antagônico ao fungo causador da vassoura de bruxa, o Tricovab é natural, desenvolvido a partir de cepas de um fungo cultivado em arroz. Comprovadamente eficaz – com eficiência acima de 80% – o biofungicida não agride o meio ambiente e nem os trabalhadores na lavoura e deve ter um preço bem inferior aos de agrotóxicos utilizados atualmente para controle da praga.De http://blogdomiolobaiano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário