A sociedade organizada de Itabuna, por meio das entidades abaixo assinadas, coordenadas pelo GAC – Grupo de Ação Comunitária, dirige-se a Vossa Excelência para manifestar a sua insatisfação com o tratamento que a SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, vem oferecendo à questão da saúde de média e alta complexidade nesta cidade, que resulta, em síntese, em enormes prejuízos à dignidade da pessoa humana, usuários do Serviço Único de Saúde, não só em Itabuna, mas também a milhares de pessoas de mais de uma centena de municípios pactuados.
Itabuna sempre se caracterizou e foi reconhecida em toda a Bahia, por oferecer à sociedade o melhor atendimento de saúde do estado, depois da capital Salvador, posição que vem perdendo nos últimos tempos pelo descaso sucessivo dos três últimos governos estaduais.
O Governo do Estado, alegando má gestão no nosso principal hospital público municipal, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, desabilitou a nossa cidade em fins de 2008, da gestão do Comando Único da Saúde, também conhecida como gestão plena, deixando a responsabilidade pelo atendimento para o município, oferecendo como contrapartida um repasse insuficiente e muito aquém do que repassa para outras unidades do estado e filantrópicas, que nem de perto se aproximam da demanda existente em nosso único hospital público.
O Senhor Governador chegou a pedir em audiência concedida a representantes do GAC, que se conseguíssemos trocar os gestores do hospital à época, que o Comando Único poderia retornar em breve, sanados os problemas existentes. O Prefeito da época atendeu ao pedido e o GAC indicou os gestores. E por que os problemas continuaram? Porque o repasse continuou sendo inferior às necessidades e a gestão, irretocável quanto à lisura na aplicação do dinheiro público, não poderia fazer milagres.
Não queremos sequer imaginar que o tratamento dispensado às questões da saúde seja permeado por interesses político-partidários, porque isso seria de uma mesquinhez sem precedentes, indigna para estadistas de grande porte.
Historicamente, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães sempre enfrentou problemas de gestão. Pelo que estamos informados recentemente a contratualização do HBLEM com a SESAB foi assinada sob protestos, o que resultou no pedido de demissão do gestor do hospital.
Acenar com a estadualização do HBLEM como a solução para os graves problemas enfrentados pela saúde é uma falácia, pois o próprio estado enfrenta problemas com os hospitais que administra e deles quer se livrar, falando inclusive em privatização.
O que queremos Senhor Governador é que o Governo de Vossa Excelência, nos dispense uma maior atenção e mais consistente, não só nos problemas da saúde, mas de um modo geral em infraestrutura básica (a barragem para resolver o problema da água e em saneamento), em educação, cultura e esportes (conclusão do Estádio Luiz Viana Filho e do Centro de Convenções e Teatro), em segurança (conclusão dos serviços de videomonitoramento executado pela PM), em estradas (duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna e Itabuna/Ferradas), em equipamentos públicos (Centro de Abastecimento), nos apoiando na luta por uma Universidade Federal que atenderia uma gigantesca gama de estudantes de todo o sul da Bahia e em tantos outros itens que são carências urgentes do município e que o Estado há muito está a nos dever.
Não queremos que Itabuna continue excluída do conjunto dos 417 municípios baianos e muito menos queremos estar entre as últimas prioridades do Governo do Estado.
Respeitosa e atenciosamente,

Sindicom
CDL-Itabuna
OAB-Itabuna
Sindicontasul
ABI-Regional Sul
Itabuna Esporte Clube
Ampesba
Lions Itabuna Centro
Acari
Agesul
Sindicato Rural de Itabuna
Informe publicitário