Pequim (Beijing)/Xangai (Shanghai)A China inaugurou na sexta-feira, 30/06, o trem de alta velocidade que liga a capital do país, Pequim, até o seu centro financeiro, Xangai. Essa é a obra mais cara realizada desde a chegada do Partido Comunista ao poder, em 1949. Com 1.318 km de extensão e custo de US$ 33 bilhões, a linha foi construída em 39 meses e concluída um ano antes da previsão inicial.
A abertura ao público do novo trem-bala coincidiu com o aniversário de 90 anos do Partido Comunista, celebrado com uma ofensiva propagandística que envolveu filmes, séries de TV, espetáculos de canções revolucionárias e publicação de livros "vermelhos".
O trecho Pequim e Xangai é o mais extenso para trens rápidos construído de uma só vez em todo o mundo e é o principal símbolo da ambição chinesa nesse setor. Até o próximo ano, o país terá 13 mil quilômetros de linhas de alta velocidade, o que vai superar a soma das existentes no restante do planeta - no Brasil, a planejada ligação entre Campinas, São Paulo e Rio teria 518 km.
Velocidade
A intenção original era que o trem andasse a 350 km/h, mas o limite foi reduzido em abril para 300 km/h por razões econômicas, ambientais e de segurança. Também haverá trens com velocidade máxima de 250 km/h, para os quais as passagens serão mais baratas.
Na versão mais rápida, o percurso será feito em quatro horas e 48 minutos, metade do tempo atual - o mesmo trajeto de avião é feito em cerca de duas horas.
A abertura ao público do novo trem-bala coincidiu com o aniversário de 90 anos do Partido Comunista, celebrado com uma ofensiva propagandística que envolveu filmes, séries de TV, espetáculos de canções revolucionárias e publicação de livros "vermelhos".
O trecho Pequim e Xangai é o mais extenso para trens rápidos construído de uma só vez em todo o mundo e é o principal símbolo da ambição chinesa nesse setor. Até o próximo ano, o país terá 13 mil quilômetros de linhas de alta velocidade, o que vai superar a soma das existentes no restante do planeta - no Brasil, a planejada ligação entre Campinas, São Paulo e Rio teria 518 km.
Velocidade
A intenção original era que o trem andasse a 350 km/h, mas o limite foi reduzido em abril para 300 km/h por razões econômicas, ambientais e de segurança. Também haverá trens com velocidade máxima de 250 km/h, para os quais as passagens serão mais baratas.
Na versão mais rápida, o percurso será feito em quatro horas e 48 minutos, metade do tempo atual - o mesmo trajeto de avião é feito em cerca de duas horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário