> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:Rússia admite 100 desaparecidos e um morto em naufrágio

domingo, 10 de julho de 2011

MUNDO:Rússia admite 100 desaparecidos e um morto em naufrágio

Uma embarcação com 182 pessoas a bordo afundou no rio Volga, na república russa do Tartaristan
Foto: AP
Uma embarcação com 182 pessoas a bordo afundou no rio Volga, na república russa do Tartaristan. Foto: AP
O Ministério para Situações de Emergência da Rússia informou que cem pessoas estão desaparecidas no naufrágio do "Bulgária", o navio de passageiros que naufragou neste domingo no rio Volga. Segundo o ministério, a bordo do navio estavam 182 pessoas, ao menos uma delas morreu e outras 84 foram resgatadas. Duas das pessoas resgatadas foram hospitalizadas e uma equipe de resgate e um helicóptero buscavam outros sobreviventes, afirmou a porta-voz do Ministério de Emergências, Irina Andrianova segundo a Reuters.
Pouco antes, o chefe do departamento regional de Emergência, Oleg Zugueyev, havia declarado à agência Interfax que o número de resgatados chegava a 167. De acordo com os dados ministeriais até agora há uma vítima fatal confirmada, uma mulher. Um porta-voz da Promotoria de Tartária, no entanto, a república russa onde ocorreu o naufrágio, indicou que foi encontrado um segundo corpo.
A "Bulgária", uma embarcação fabricada na Tchecoslováquia em 1955, fazia a rota entre Bolgar e Kazan, cidades de Tartária. Com causas ainda desconhecidas, o naufrágio ocorreu às 13h58 no horário local. O ministro de Situações de Emergência, Sergey Shoygu, informou por telefone ao presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, sobre os trabalhos de resgate.
O barco viajava para a capital regional de Kazan, 830 quilômetros a leste de Moscou, quando afundou a cerca de 3 quilômetros da margem, em 20 metros de água, informou o escritório regional do ministério. A causa do acidente não estava clara, disse Andrianova.
O número fornecido pelas autoridades de pessoas a bordo e de desaparecidas mudou muitas vezes depois do acidente, que aconteceu às 14h locais (7h em Brasília) de domingo. Um porta-voz regional do Ministério de Emergências disse em certo momento que 167 pessoas haviam sido resgatadas, porém mais tarde afirmou que havia se equivocado e que apenas 84 estavam salvas.
AFP diz que são um morto e 97 desaparecidos o saldo provisório do naufrágio neste domingo de um navio no rio Volga conforme anunciou o ministério russo das Situações de Emergência.
Cruzeiros no rio Volga, que atravessa o coração da Rússia e deságua no mar Cáspio, são populares entre russos e estrangeiros. Não estava claro se o barco "Bulgaria" que, segundo a TV estatal, tem dezenas de cabines e dois restaurantes, fazia uma viagem de um dia ou um cruzeiro mais longo.Com informações de agência internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário