> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:Avião cai em aeroporto e mortos ultrapassam 120

sexta-feira, 8 de julho de 2011

MUNDO:Avião cai em aeroporto e mortos ultrapassam 120

Um avião caiu no aeroporto internacional de Kisangani, no nordeste da República Democrática do Congo (ex-Zaire), nesta sexta-feira (8).
Pelo menos 127 pessoas morreram, segundo informou o Ministério dos Transportes congolês em um comunicado. O número inicial apontava 53 mortos.
Segundo a Reuters, com base em informações do governo congolês, 51 passageiros sobreviveram ao acidente.
Um porta-voz do ministério disse que a companhia aérea Hewa Bora subestimou o número de pessoas a bordo do avião. O executivo-chefe da Hewa Bora, Stavros Papaioannou, afirmou à Reuters mais cedo que havia 110 pessoas a bordo, das quais 53 teriam morrido e 57 sobrevivido.
O avião saiu de Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo, e caiu ao tentar aterrissar no aeroporto de Kisangani.
"O acidente aconteceu a cerca de 200 metros do aeroporto Kisangani durante pouso com tempestade", disse Lambert Mende, porta-voz do governo.
"Nossas equipes ainda estão trabalhando e o que esperamos é que terminem a fim de saber um pouco mais sobre a tragédia", acrescentou.
"Até agora, fomos capazes de encontrar apenas 68 cadáveres, entre eles a tripulação. No entanto, continuamos a investigação nos destroços da aeronave", assinalou Olivier Awenzi, agente do aeroporto internacional de Kisangani.
A companhia aérea Hewa Bora, que tem 1.200 funcionários e conta com uma frota de oito aviões, figura na "lista negra" de companhias aéreas proibidas de operar na União Europeia (UE), devido às dúvidas que existem sobre sua segurança.
Os acidentes de avião são frequentes na República Democrática do Congo, e todas as companhias aéreas congolesas -- cerca de 50 identificadas -- estão incluídas na "lista negra" da União Europeia, que proibiu as operações destas em seu espaço aéreo.

O mau estado de manutenção das aeronaves, em grande parte antigas, a sobrecarga, a ausência de fiscalização, o desrespeito às regras de segurança e também as más condições meteorológicas são frequentemente as causas desses acidentes.* Com informações da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário