Foto: Reprodução Shutterstock
A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu uma iniciativa com o intuito de dinamizar e acelerar o desenvolvimento, e a acessibilidade de vacinas candidatas de RNA mensageiro, ou mRNA, contra a gripe aviária humana, H5N1, para fabricantes de países de baixa e média renda.
Segundo publicação da Agência Internacional AFP, via O GLOBO, quem estará à frente desta ação será a fabricante argentina Sinergium Biotech, utilizando o Programa de Transferência de Tecnologia de mRNA da Organização Mundial da Saúde, OMS, e do Pool de Patentes de Medicamentos, MPP.
O vírus H5N1 foi detectado pela primeira vez em 1996. No entanto, os surtos de aves aumentou de forma expressiva em 2020, de forma igualitária ao crescimento do número de mamíferos infectados.
O projeto da OMS visa facilitar ainda facilitar a criação de medicamentos essenciais e melhorar o seu acesso. A plataforma tem o objetivo de implementar no organismo instruções genéticas que levam as células a reproduzir proteínas do vírus para acostumar o sistema humanitário a reconhecê-lo e neutralizá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário