A vacina pentavalente, que integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, é uma importante aliada na proteção contra graves doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B.
A Prefeitura de Itabuna segue cumprindo o seu papel de chamar a atenção da população para a importância de manter em dia o esquema vacinal.
De acordo com a coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Camila Brito, a vacina ainda é a melhor forma de prevenção. Por isso, é importante que bebês, gestantes e puérperas recebam a dose da vacina pentavalente.
Ela informou que a vacina é disponibilizada na rotina das 33 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 16 horas, e lembrou que para crianças menores de um o esquema vacinal é três doses, sem atraso, aos 2, 4 e 6 meses.
“Para menores de um ano com a vacina pentavalente e para aquelas maiores de um ano há dois reforços com um ano e três meses e 4 anos”, explicou Camila Brito.
A coordenadora da Rede Frio informou ainda que esta é uma vacina que faz parte do calendário de imunização, mas mesmo assim o município tem usado como estratégia a busca ativa.
“Desde janeiro adotamos a estratégia de separar uma semana de cada mês para fazer a busca das crianças que estão com alguma vacina em atraso”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora da Rede Frio, para os adultos a vacina é disponibilizada para gestantes e profissionais da área da saúde, como dose de reforço.
Na segunda-feira, dia 29, o Ministério da Saúde reforçou a orientação para que grávidas e crianças sejam vacinadas contra a coqueluche após a confirmação da morte de um bebê de 6 meses, em Londrina (PR), na quinta-feira passada. Foi o primeiro óbito causado pela coqueluche no país em três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário