> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Jovem de 17 anos morre de câncer de mama após médicos ignorarem sintomas: “Muito nova”

Foto: Reprodução/ Change.org
A morte da adolescente britânica Isla Sneddon, aos 17 anos, reacendeu o debate sobre a forma como sintomas de câncer são tratados em crianças e adolescentes. A jovem morreu após médicos considerarem improvável a hipótese de câncer de mama devido à pouca idade, o que, segundo a família, atrasou o diagnóstico e reduziu drasticamente as chances de tratamento. Com informações do Metrópoles.

Isla procurou atendimento médico pela primeira vez aos 15 anos, ao perceber um nódulo na mama. Na ocasião, os profissionais de saúde atribuíram o problema a alterações hormonais comuns da adolescência e descartaram a possibilidade de um tumor maligno.

Com o passar do tempo, os nódulos tornaram-se mais dolorosos e não desapareceram. Já aos 17 anos, médicos de clínica geral recomendaram a realização de uma biópsia, mas o encaminhamento foi colocado no fim da fila justamente por causa da idade da paciente.

O diagnóstico definitivo só foi confirmado em setembro de 2024. Naquele momento, a família recebeu a notícia de que Isla tinha entre seis meses e um ano de vida. “Nunca saberemos ao certo, mas acreditamos que se a doença tivesse sido detectada no início, talvez não tivesse chegado às consequências que teve”, afirmou Mark Sneddon, pai da adolescente.

Os exames revelaram um câncer de mama agressivo, que já havia se espalhado para os pulmões, coração e gânglios linfáticos. A jovem passou dez semanas internada, sendo transferida entre diferentes hospitais da Escócia até chegar a um centro oncológico especializado.

Mesmo após seis meses de quimioterapia, o estado de saúde de Isla piorou rapidamente. Ela morreu em março do ano seguinte, no hospital, acompanhada pelos pais.

STJ invalida prisão de devedor de pensão intimado por WhatsApp

Não cabe intimação por WhatsApp em caso de dívida por alimentos que precede prisão civil
Freepik
A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que a intimação do devedor de alimentos por aplicativo de mensagens como o WhatsApp não tem base legal para permitir a posterior decretação da prisão civil, em caso de não pagamento.

Na execução de alimentos que deu origem ao Habeas Corpus, foi determinada a intimação do devedor para que pagasse o débito ou comprovasse a impossibilidade de fazê-lo, sob pena de decretação da prisão civil.

Segundo o processo, o oficial de Justiça incumbido da diligência não encontrou o executado por duas vezes e resolveu intimá-lo por ligação telefônica, seguida do envio, pelo WhatsApp, da contrafé do mandado.

Na sequência, como não houve notícia do pagamento do débito, foi decretada a prisão civil do executado, cuja defesa impetrou um primeiro pedido de HC perante o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul questionando a forma da intimação.

O tribunal gaúcho negou a ordem por entender que, consideradas as dificuldades para localizar o executado, a intimação feita pelo oficial de Justiça, cuja palavra tem fé pública, foi válida.

No STJ, a defesa alegou que o devedor não foi intimado pessoalmente, como determina o artigo 528, parágrafos 2º e 3º, do Código de Processo Civil, mas por meio do WhatsApp, o que torna a diligência nula e o decreto de prisão, ilegal. Ela argumenta que a intimação pessoal é necessária para assegurar que o intimado teve ciência inequívoca do ato judicial, principalmente do conteúdo da contrafé, e que a afirmação do oficial de justiça não é suficiente para suprir essa necessidade.

Formalidades legais
De acordo com o ministro Raul Araújo, relator do HC, o fato de o oficial não ter localizado o executado, por mais de uma vez, não justifica relegar a segundo plano os comandos legais do CPC que determinam que o devedor seja cientificado pessoalmente da necessidade de pagar o débito, sob pena de ter a sua liberdade cerceada. Mais na conjur

ALCOBAÇA-BA: Dodô mantém viva a tradição da pesca artesanal

Por Osmar Guarnelles
Em Alcobaça, onde o mar dita o ritmo da vida e a tradição atravessa gerações, a história de Dodô é um verdadeiro retrato da resistência e do amor pela pesca artesanal. Aos 68 anos, ele segue firme no ofício aprendido ainda na infância, herdado de seu pai, o saudoso Manoel de Paulinho, mantendo viva uma prática que passa de pai para filho e faz parte da identidade cultural do município.

Desde os 12 anos de idade, Dodô aprendeu a ouvir o mar, a respeitar o tempo das marés e a compreender os sinais da natureza. Hoje, décadas depois, a rotina permanece praticamente a mesma: todos os dias, ainda de madrugada, às 5h da manhã, ele parte sozinho para o mar em sua canoa, levando consigo cerca de 1.500 metros de rede. É ali, em meio ao silêncio do amanhecer, que Dodô realiza sua pescaria, guiado apenas pela experiência, pela fé e pelo conhecimento passado de geração em geração.
Por volta das 10h, o pescador retorna ao mar para recolher, com paciência e cuidado, cada metro de rede, realizando a despesca com a mesma dedicação de quem sabe que dali vem o sustento e o orgulho de um trabalho honesto. Ao chegar à Praia do Centro, um dos momentos mais simbólicos da jornada acontece: amigos, moradores e até visitantes se unem para fazer o “bailé”, ajudando a puxar a canoa até a areia — um gesto simples, mas carregado de solidariedade e tradição.

A cena desperta a curiosidade de turistas e moradores, que aproveitam para adquirir o pescado fresco, direto do mar para a mesa. A produção é diversificada e de qualidade, incluindo espécies como pecadinha, bagre, barbudinho e até camarão VG, entre outros peixes que reforçam a riqueza do litoral de Alcobaça.
Mais do que uma atividade econômica, a pescaria de Dodô representa um patrimônio cultural vivo. Em tempos de modernização e grandes embarcações, ele segue provando que a pesca artesanal resiste, preserva o meio ambiente e mantém laços de identidade, memória e tradição. A história de Dodô é, sem dúvida, a história de Alcobaça contada através do mar.
TODAS FOTOS EM MAIS INFORMAÇÕES

Deputado federal é alvo da PF em operação após pagar show milionário por meio de “emenda pix”

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Graco, nesta quinta-feira (29), para apurar desvios de recursos públicos associados à contratação de uma empresa responsável por apresentações musicais bancadas com verba federal. O caso foi registrado na cidade de Sena Madureira, no Acre. O deputado federal Eduardo Velloso (União) é o principal alvo da ação desta quarta.

A PF realizou buscas no apartamento funcional dele, em Brasília, e em outros endereços ligados a ele em Rio Branco.

De acordo com o G1, o objetivo é apurar possíveis irregularidades na contratação da empresa responsável por shows musicais financiados pela Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira (AC), em setembro do ano retrasado.

Segundo investigações da PF, está sendo apurado o desvio de recursos estimados em R$ 912 mil, provenientes de emendas parlamentares, conhecidas como “emendas PIX”. A modalidade permite repasses diretos da União, sem obrigação de prestação de contas prévia.

Na ação desta quarta, 14 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Acre e no Distrito Federal. Fotos: Divulgação PF



ITABELA-BA: Operação do MPBA revela cemitério clandestino usado por criminosos

Foto: Ascoms SSP e MP
Uma área utilizada como cemitério clandestino foi identificada no município de Itabela na manhã desta quarta-feira (28), durante operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco Sul), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através das Polícias Civil e Militar. Por Ipiaú Online

A equipe da operação “Cemitério Clandestino” localizou a área no povoado de São João do Monte, conhecido como Montinho.

Na área foram encontradas, pelo menos, três ossadas humanas. Os restos mortais foram recolhidos pelo Departamento de Polícia Técnica, que dará prosseguimento aos procedimentos de identificação para posterior devolução às famílias. Já o local, continuará sendo objeto de diligências investigativas, voltadas à localização, recuperação e identificação de outras possíveis vítimas. Além disso, as investigações seguem em busca de outros locais que possam servir como cemitério clandestino.

Elementos colhidos durante investigações que decorreram da ação policial deflagrada em 20 de janeiro identificaram a área de mata fechada que estaria sendo utilizada para a ocultação de cadáveres.

Mais de 28 mil condutores tiveram a CNH renovada automaticamente na Bahia

Por Liz Barretto * BN
Foto: Agência Brasil
Após o anúncio do Governo Federal sobre a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores, mais de 28 mil motoristas já foram beneficiados na Bahia, segundo dados do Detran-BA obtidos pelo Bahia Notícias.

A iniciativa beneficia motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses e que estejam cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Para esse público, a renovação ocorre de forma totalmente automática, sem necessidade de exames presenciais, deslocamento aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ou pagamento de taxas adicionais.

O processo é realizado por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Quando o documento vence, a atualização é feita diretamente na base nacional e disponibilizada no aplicativo da CNH do Brasil. Além da renovação do documento, os condutores beneficiados passam a receber o selo de Bom Condutor, que fica visível no aplicativo como forma de reconhecimento pelo comportamento responsável.

MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA
Além da medida do “Bom Condutor”, que beneficia motoristas formados, quem deseja tirar sua primeira carteira também terá novidades depois das novas regras da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que reformula o processo de formação de condutores em todo o país.

STF determina nova análise de indenização para filho separado de pais com hanseníase durante política de segregação

Foto: Victor Piemonte / STF
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Justiça Federal reanalise o pedido de indenização de um homem que, na infância, foi separado de seus pais devido à internação forçada deles após diagnóstico de hanseníase. A decisão foi proferida no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1581185. Via Bahia Noticias

O caso teve início com uma ação movida em 2024 por um homem de 53 anos, que requereu da União o pagamento de R$ 400 mil por danos morais. Ele relatou ter sido privado da convivência familiar durante a maior parte da infância e adolescência porque seus pais foram internados compulsoriamente no Hospital Pedro Fontes, em Cariacica (ES).

Ele afirmou que os “filhos da hanseníase” eram entregues a familiares ou enviados para “adoção”, situação que classifica como “uma das maiores violações à dignidade humana e aos direitos humanos da história recente do país”.

A 5ª Vara Federal Cível de Vitória, Espírito Santo, julgou improcedente o pedido, aplicando a prescrição quinquenal do Decreto 20.910/1932, que fixa prazo de cinco anos para ações contra a Fazenda Pública. Considerando que a ação foi proposta em outubro de 2024, o magistrado definiu como marco inicial para a contagem do prazo o dia 31 de dezembro de 1986, data do encerramento oficial das políticas de segregação, conforme a Lei 11.520/2007. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) manteve esse entendimento ao julgar a apelação.

Quem mora de aluguel agora poderá comprar o imóvel com o dinheiro da locação

Imagem de freepik
Milhares de brasileiros vivem no aluguel e com o sonho da casa própria na cabeça, mas, obviamente, não é tão fácil assim conquistar o seu imóvel próprio. Mas você sabia que existem modelos jurídicos previstos em lei para você ir usando o valor do aluguel para comprar de vez o imóvel? Nós vamos te explicar direitinho, continue.

Como comprar um imóvel com o dinheiro do aluguel
Uma alternativa para adquirir um imóvel dessa forma é o chamado arrendamento mercantil imobiliário, conhecido como leasing, regulamentado pela Lei nº 6.099/1974. O Portal 6 explica que esse tipo de contrato funciona como um “modelo intermediário” entre locação e compra.

Nesse tipo de contrato, o morador vai usar o imóvel por um período previamente definido. Ao fim do contrato, você escolhe entre renovar, devolver o bem ou exercer o seu direito de compra. Se você quiser comprar o imóvel, parte dos valores pagos ao longo do contrato podem ser usados para abater o preço total do imóvel. Normalmente, esses valores já são todos conversados – e colocados em contrato – desde o início para proteger o comprador de variações bruscas no mercado imobiliário.

O Portal 6 aponta alguns pontos que exigem atenção para quem quer aderir ao leasing: “os contratos costumam ter prazos mais longos, a responsabilidade por manutenção e reformas pode recair sobre o arrendatário e a cláusula de opção de compra deve ser redigida de forma clara, com valores e prazos bem estabelecidos para evitar disputas judiciais.”

Para quem mora no meio rural, a situação é um pouco diferente, já que o Estatuto da Terra garante o direito de preferência na compra ao arrendatário rural. Via diariodocomercio

Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde

Hipertensão e obesidade também avançam
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O número de adultos brasileiros com diabetes aumentou 135% entre 2006 e 2024, passando de 5,5% para 12,9%. É o que apontam os dados do Vigitel 2025, pesquisa que apresenta um retrato da população brasileira sobre fatores de proteção e de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como hábitos alimentares e prática de atividades físicas.

O estudo foi repercutido pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quarta-feira (28), no lançamento da estratégia Viva Mais Brasil, uma mobilização nacional voltada à promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas e melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Os dados do Vigitel apontam ainda que, no mesmo período, entre 2006 e 2024, também houve crescimento significativo em outras condições: hipertensão, 31%; obesidade, 118%; e excesso de peso, 47%.

Segundo Padilha, o Ministério da Saúde deve responder aos números com um investimento de R$ 340 milhões em políticas de promoção da atividade física, com destaque para a retomada da Academia da Saúde, que receberá R$ 40 milhões ainda em 2026, previstos em portaria assinada hoje.

“Com essas mudanças, virá recurso do presidente Lula para ampliar o investimento e contratar profissionais para atuarem nas academias da saúde.

Sisu 2026: MEC divulga resultado; veja como consultar

Sistema oferece mais de 274 mil vagas em instituições públicas e traz mudanças no uso das notas do Enem
Antonio Souza, SBT News
Sisu 2026: universidade com o maior número de vagas ofertadas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120 vagas | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (29) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. O programa é uma das principais formas de acesso ao ensino superior público no Brasil.

Para consultar a lista de aprovados em primeira chamada, é necessário entrar no site do programa. Para isso, é necessário realizar o login com a conta Gov.br

A matrícula dos aprovados na chamada regular começa em 2 de fevereiro de 2026 e seguirá as regras estabelecidas por cada instituição. A convocação dos nomes na lista de espera será divulgada no dia 11 de fevereiro.

A principal mudança deste ano é que o MEC passou a considerar os resultados das três últimas edições do Enem: 2023, 2024 e 2025, para fins de inscrição, classificação e seleção dos candidatos.

Quantas vagas estão disponíveis no Sisu 2026?
Nesta edição, o Sisu ofertou mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos, distribuídos em 587 municípios. Trata-se da maior edição da história do programa, com a participação de 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

O número representa um crescimento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 13 mil vagas a mais.

Do total de vagas, 148,9 mil (54,3%) são destinadas à Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12) e a outras ações afirmativas das instituições.
Universidades federais: 106,3 mil vagas
Institutos federais (IFs): 23,3 mil vagas
Universidades estaduais: 17,3 mil vagas
Cefets: 1,5 mil vagas

Não fui aprovado. E agora?
Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sisu ainda podem concorrer a uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, diretamente no site do programa.

Quem optar pela lista de espera disputará as vagas que não forem preenchidas na primeira chamada. Cada candidato poderá escolher apenas uma das duas opções de curso indicadas no momento da inscrição. A divulgação dos selecionados e os prazos das etapas seguintes ficam sob responsabilidade das instituições de ensino.

📅 Cronograma do Sisu 2026
Inscrições: 19 a 23 de janeiro;
Resultado da chamada regular: 29 de janeiro;
Matrícula da chamada regular: a partir de 2 de fevereiro;
Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
Convocação da lista de espera pelas instituições: a partir de 11 de fevereiro

ILHÉUS-BA: Manifestação reúne dois mil produtores contra política de preços do cacau

Fotos: Pimenta Blog
Cerca de dois mil cacauicultores realizaram uma manifestação, nesta quarta-feira (28), em frente ao Porto Internacional de Ilhéus, contra a política de preços praticada pela indústria moageira e a flexibilização das regras para importação de cacau. O ato foi organizado pela Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC) e reuniu produtores, associações e cooperativas do sul e do baixo-sul da Bahia. Via O Trombone

Durante o protesto, os manifestantes cobraram a valorização da amêndoa e criticaram a Instrução Normativa nº 125/2021, do Ministério da Agricultura, que flexibilizou exigências fitossanitárias para a entrada de cacau importado no país.

Segundo os produtores, a retirada da obrigatoriedade do tratamento com brometo de metila em países exportadores que abastecem a indústria brasileira aumenta o risco de introdução de pragas exóticas, como a Phytophthora megakarya, causadora da doença da vagem preta.
A mobilização também destacou a insatisfação com os preços pagos pela indústria, considerados abaixo da cotação internacional do cacau, o que, na avaliação do setor, compromete a viabilidade econômica da atividade e pode levar ao abandono de áreas cultivadas.

A prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto, participou do ato e sinalizou apoio institucional às reivindicações dos produtores.

AMURC DIVULGA NOTA DE APOIO AOS CACAUICULTORES
Diante do cenário enfrentado pelos produtores de cacau, marcado pela forte queda no preço do produto, a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC) divulgou uma nota manifestando apoio e solidariedade aos cacauicultores da região.

Confira a nota na íntegra:
A AMURC se solidariza com os produtores de cacau da nossa região, que estão sofrendo com a queda acentuada no preço do cacau. Um cenário que tem comprometido a sustentabilidade da atividade e a renda dos produtores.

Nós colocamos à disposição dos municípios da região cacaueira para contribuir com a mobilização de esforços, em busca de soluções concretas para toda a classe produtora.

A nossa luta é pela valorização do cacau na nossa região, pois entendemos que o produto continua sendo uma fonte essencial para a manutenção da economia.

Paraná Pesquisas: Lula lidera intenções de voto, mas vantagem cai no segundo turno

Foto: Agência Brasil
Uma nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada na manhã desta quinta-feira (29), revela que o presidente Lula mantém a liderança nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026. Via BN

Na consulta espontânea, onde os nomes não são apresentados, Lula lidera com 25,5%, seguido por Jair Bolsonaro (12,1%) e Flávio Bolsonaro (6,3%).

No entanto, um expressivo grupo de 44,2% dos eleitores ainda afirma não saber em quem votar nesse cenário. Nos cenários estimulados, a disputa se estreita. Lula registra 39,8% contra 33,1% de Flávio Bolsonaro. Os dados mostram uma trajetória de crescimento consistente de Flávio, que saltou de 19,2% em outubro de 2025 para o patamar atual.

Outros candidatos como Ratinho Junior (6,5%), Ronaldo Caiado (3,7%) e Romeu Zema (2,8%) aparecem na sequência. Com Tarcísio de Freitas como oponente, Lula atinge 40,7% contra 27,5% do governador de São Paulo.

As projeções para um eventual segundo turno mostram que a vantagem do atual governo vem diminuindo. No embate entre Lula (44,8%) e Flávio Bolsonaro (42,2%), a diferença caiu para apenas 2,6 pontos percentuais. Contra Tarcísio de Freitas, o cenário é de empate técnico, com Lula somando 43,9% e Tarcísio 42,5%. Em atualização AQUI

Ananindeua, no Pará, tem surto de casos da doença de Chagas

Município teve quatro mortes e 14 casos em janeiro
Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional
© Fiocruz/Divulgação/Direitos Reservados
Após registrar quatro mortes e cerca de 14 casos vinculados à doença de chagas em janeiro, o Ministério da Saúde mudou a classificação para surto, por causa do aumento no número de ocorrências da doença em Ananindeua, no Pará.

As mortes ocorridas este mês, entre elas, a de uma menina de 11 anos, já superam o número total somado dos últimos cinco anos na cidade. Já o número de casos supera em 30% os notificados no mesmo período do ano passado. Em todo o ano de 2025 foram registrados 45 casos e 26 deles foram confirmados em dezembro.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue os protocolos do Ministério da Saúde, com apoio técnico do Instituto Evandro Chagas, e que monitora outros 40 casos suspeitos.

De acordo com a prefeitura de Ananindeua, cerca de 200 agentes comunitários percorrem moradias de porta em porta, reforçando orientações de saúde. No bairro Cidade Nova, cerca de duas mil famílias receberam os agentes.

Em nota, o Ministério da Saúde identifica o cenário na cidade como um “surto associado à transmissão oral”, que ainda está em investigação por equipe de vários órgãos, entre eles a Secretaria Estadual de Saúde do Pará, a Anvisa e o os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

Trabalho análogo à escravidão atinge majoritariamente homens negros no Brasil

Dados da Inspeção do Trabalho evidenciam relação com desigualdades raciais e sociais e maior incidência de casos no meio urbano
Agência Gov | Via MTE
O balanço das ações de combate ao trabalho escravo contemporâneo realizadas em 2025 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), revela que essa prática em atividades econômicas segue profundamente associada às desigualdades raciais e sociais no Brasil. Do total de trabalhadores resgatados no período, 86% são homens e 83% se autodeclaram negros (pretos ou pardos), evidenciando que a população negra é atingida de forma desproporcional, especialmente em contextos de maior vulnerabilidade social.
Perfil das pessoas resgatadas

A maior concentração das pessoas resgatadas está na faixa etária entre 30 e 39 anos, e 65% residem na região Nordeste, com destaque para o Maranhão, que concentra parcela significativa desse contingente. Em relação à escolaridade, 68% possuem baixa escolaridade, 24% concluíram o ensino médio e 8% são analfabetos, reforçando o vínculo direto entre trabalho escravo, pobreza estrutural e exclusão educacional.

A diretora do Departamento de Fiscalização do Trabalho, Dercylete Loureiro, destacou que esse perfil revela trajetórias marcadas por vulnerabilidades históricas. Segundo ela, muitos trabalhadores e trabalhadoras resgatados, especialmente no trabalho doméstico, permaneceram em condições análogas à escravidão por décadas — em alguns casos, desde a infância. Para a diretora, o aparente crescimento dos números reflete o aperfeiçoamento das estratégias de fiscalização, que passaram a alcançar pessoas antes invisibilizadas, sobretudo em áreas urbanas, e reforça a necessidade de políticas públicas de pós-resgate voltadas à reinclusão social e laboral. Mais no agenciagov

IFBA publica Aviso de Licitação para a construção do campus ITABUNA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 28, o Aviso de Licitação nº 90001/2026 – UASG 158145, tendo como objeto a contratação de empresa de engenharia para a execução da obra de construção do Campus Itabuna. A abertura da concorrência acontece 111 dias depois de o prefeito Augusto Castro (PSD) sancionar e publicar a Lei nº 2.735.

A referida Lei Municipal, aprovada pela Câmara Municipal, autorizou o Poder Executivo itabunense a doar um imóvel pertencente ao Patrimônio Público Municipal ao IFBA, além de alterar o Decreto nº 16.562, de 28 de agosto de 2025, para revogar a afetação de utilidade pública sobre o imóvel doado. Para o prefeito, a publicação do Aviso de Licitação representa um avanço extraordinário no processo para as obras e serviços de construção do campus.

O prefeito Augusto Castro destacou que a nova unidade do IFBA vai permitir o acesso de milhares de jovens e adultos a cursos de formação profissionalizante e acadêmica de excelência, ampliando a captação de novos alunos e retendo talentos que, anteriormente, precisariam se deslocar para outros centros urbanos em busca de cursos ainda indisponíveis nas instituições de ensino superior da cidade, a exemplo de faculdades particulares e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Quebra do Banco Master já custa mais de R$ 50 bi, com perdas para FGC, BRB e fundos de pensão

Por Eduardo Cucolo | Folhapress
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Os custos da quebra do Banco Master, de Daniel Vorcaro, superam os R$ 50 bilhões até o momento, segundo dados divulgados.

Somente os recursos que terão de ser ressarcidos aos clientes pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mantido com recursos dos bancos, são estimados em R$ 46,9 bilhões, sendo R$ 40,6 bi do Master e outros bancos do conglomerados mais R$ 6,3 bi do Will Bank.

O valor da perda total é incerto, já estão sendo apurados os prejuízos causados ao BRB (Banco de Brasília), fundos pensão e empresas.

BANCO DE BRASÍLIA
Uma investigação independente em curso ainda apura os prejuízos causados ao BRB pelo banco de Daniel Vorcaro. O Banco Central já determinou que o BRB separe R$ 2,6 bilhões para cobrir perdas com a compra de carteiras de crédito fraudulentas no valor de R$ 12,2 bilhões.

Até a data da liquidação do Master, o BRB já tinha recuperado cerca de R$ 10 bilhões. O banco estatal ainda avalia a necessidade de aporte adicional. A Folha de S. Paulo mostrou que o Master usou fundos com empréstimos em atraso e imóveis da família Vorcaro para pagar o BRB. Mais no bahianoticias

PORTO SEGURO-BA: Suspeito de agredir e matar homem em situação de rua é preso

Fotos: Polícia Civil
Um homem de 41 anos foi preso suspeito de agredir e matar uma pessoa em situação de rua na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil (PC), o mandado de prisão foi cumprido nesta terça-feira (27). Ainda conforme a polícia, a vítima foi identificada como Felipe Chimite. Ele e o suspeito tiveram uma discussão na última terça-feira (20), na Praça da Bandeira. Câmeras de segurança flagraram o momento da confusão e quando o suspeito usou uma barra de ferro para agredir a vítima.

Nas imagens, é possível ver que o homem é atingido diversas vezes, inclusive na cabeça, e chega a cair no chão tentando fugir das agressões. Segundo informações apuradas pela TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, a vítima deu entrada no hospital Luiz Eduardo Magalhães com ferimentos graves. Ele morreu ainda na terça-feira, por volta das 15h.

Segundo a polícia, o homem faleceu em decorrência dos ferimentos causados pelo suspeito. Diligências foram realizadas com base nas imagens de câmeras de segurança e relatos de testemunhas, levado à prisão do suspeito no bairro Areal.

A barra de ferro utilizada para o crime também foi apreendida e passará por exames periciais. O suspeito foi encaminhado para a delegacia, onde passou por exames e segue à disposição da Justiça. *Com informações do g1

Acompanhada de personal, mulher sofre mal súbito e morre em academia de Salvador

Academia Villa Forma 
Crédito: divulgação
Uma mulher de 66 anos morreu após ter um mal súbito em uma academia de Salvador, nesta quarta-feira (28). Ela era aluna da Villa Forma, tradicional academia no Rio Vermelho. Via Correio24horas

De acordo com um comunicado oficial emitido pela academia, a aluna recebeu atendimento imediatamente, tanto pela equipe do estabelecimento quanto do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), que chegou rapidamente ao local. No entanto, a mulher não resistiu.

A direção da academia confirmou que ela já era aluna da casa e treinava com acompanhamento personalizado.

“Em respeito a essa triste fatalidade, permaneceremos fechados durante todo o dia. Retornaremos às atividades amanhã”, diz o comunicado da Villa Forma.

Hospital de BH é condenado a pagar R$200 mil após submeter enfermeira a jornadas de até 119 horas semanais

A carga incluía expediente diurno no ambulatório de transplantes de órgãos e sobreaviso noturno contínuo, sem descanso compensatório
Por: Guilherme Guerra
Foto: Ilustração – Rovena Rosa/Agência Brasil
A Justiça do Trabalho condenou um hospital de Belo Horizonte a pagar R$ 200 mil por danos morais a uma enfermeira submetida a jornadas exaustivas e a condições análogas à escravidão em um ambulatório de transplantes de órgãos. A decisão também reconheceu a rescisão indireta do contrato de trabalho e garantiu o pagamento de horas extras, adicionais e descansos semanais em dobro. Embora o hospital tenha negado as acusações, o laudo pericial e os depoimentos colhidos no processo apontaram que a profissional chegava a cumprir até 119 horas semanais.

A carga incluía expediente diurno no ambulatório e sobreaviso noturno contínuo, sem descanso compensatório. As tentativas de revisão da escala teriam sido recusadas pela direção. Segundo os autos, desde 2006 trabalhadores da área de captação de órgãos estariam submetidos ao mesmo regime, considerado insustentável e nocivo à saúde.

A enfermeira relatou que trabalhava das 7h às 17h no ambulatório, atendendo cerca de 20 pacientes por dia, além de executar tarefas administrativas e organizar procedimentos complexos. Nas semanas de captação, permanecia de sobreaviso das 17h às 7h do dia seguinte, podendo ser acionada durante a madrugada e, ainda assim, iniciar o expediente normal pela manhã, sem qualquer compensação de descanso. Em períodos de férias de colegas, a equipe reduzida assumia carga extra, agravando a rotina. “O trabalho era contínuo, cansativo e sem mecanismos institucionais de alívio ou reposição”, afirmou. Mais no defatoonline

Mulher morre após choque elétrico quando recolhia roupas do varal

Ela recolhia roupas do varal quando levou a descarga elétrica
Itacurubi – RS – (Região de Santiago) Uma dona de casa morreu após sofrer um choque elétrico na tarde desta terça-feira, na Vila Jorge.  Fonte: Redação NP Expresso

A vítima é Cleonice de Moraes Maciel, de 42 anos. Segundo as primeiras informações, ela recolhia roupas do varal quando levou a descarga elétrica, possivelmente por algo que estava encostando na estrutura.

A Secretaria de Saúde foi acionada e prestou socorro, mas Cleonice não resistiu. O caso causou comoção na comunidade e será apurado para esclarecer as circunstâncias do acidente. Cleonice deixa o companheiro, três filhos, demais familiares e muitos amigos.A redação entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município que confirmou o caso.

Previsão feita por Stephen Hawking em 1971 acaba de acontecer

Stephen Hawking (Imagem: Divulgação)
A fusão de buracos negros detectada pelo LIGO em 2025 desafiou aspectos de teorias fundamentais da física, confirmando previsões feitas por Stephen Hawking em 1971. Localizada a 1,3 bilhão de anos-luz da Terra, a colisão produziu o sinal de ondas gravitacionais mais nítido já registrado. Este evento notável capturou cada estágio dessa união cósmica, permitindo aos cientistas revisar e validar princípios teóricos cruciais.  Por Alan da Silva / diariodocomercio

Stephen Hawking previu
O evento, denominado GW250114, revelou muito sobre a natureza dos buracos negros. Usando dois detectores avançados nos Estados Unidos, o LIGO acompanhou este fenômeno cósmico. Isso possibilitou uma observação detalhada que confirmou a “lei da área” de Hawking. Essa lei estabelece que a área total do horizonte de eventos de buracos negros nunca diminui após a fusão.
Tecnologia avançada em ação

O sucesso na detecção dessas sutis ondulações no espaço-tempo se deve a avanços em interferometria óptica a laser. Esta técnica permite medir variações minúsculas, menores que um trilionésimo de metro.

Desde 2025, mais de 300 fusões de buracos negros foram registradas, oferecendo novos insights sobre o universo e suas forças gravitacionais.

Descobertas futuras

ITABUNA-BA: Rede Municipal de Ensino amplia escolas de tempo integral, aumenta matrículas e inicia ano letivo no prazo

A Rede Municipal de Ensino inicia o ano letivo de 2026 em Itabuna com avanços expressivos e novidades na política de educação em tempo integral. As aulas começam no dia 9 de fevereiro, conforme o Calendário Oficial, garantindo o retorno dos estudantes sem atrasos às salas de aula e reforçando o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com planejamento, organização e respeito às famílias.

Uma das principais ações deste ano é a ampliação da política de educação em tempo integral, que passa a contemplar diversas unidades da rede.

Neste ano, funcionam em tempo integral a Escola Municipal Antônio Menezes Filho, o Instituto de Educação Lúcia Oliveira, a Escola Municipal Iolanda Pires, a Escola Municipal Vila Anália, a Escola Espírita Emanuel e a Escola Municipal Creche Santa Maria Goretti.

Também integram essa política a Creche Irmã Margarida, o Centro Municipal de Educação Infantil Gil Nunes Maia, o Grupo Escolar Municipal Raimundo Jerônimo Machado e a Creche CAIC.

A rede de tempo integral inclui ainda a Escola Municipal Margarida Pereira, a Escola Creche Otaciana Pinto, a Escola Municipal Eduardo Fonseca – Sítio II, a Escola Municipal São Paulo da Cruz, a Escola Municipal Genival Correia de Almeida, a Escola Creche Pequeno Aprendiz e a Escola Ação e Cidadania.

Completam o conjunto a Escola Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães, a Escola Creche Pequeno Lar, a Escola Santinha Tavares, a Escola Municipal Maria Rosa e a Escola Creche Esther Gomes.

A ampliação do tempo integral fortalece uma proposta pedagógica que vai além do aumento da carga horária, integrando atividades educacionais, culturais, esportivas e de desenvolvimento, contribuindo para uma formação mais completa dos estudantes.

São Paulo ignora crise, vira sobre o Flamengo e começa Brasileirão com vitória

Artilheiro do São Paulo, Luciano fez o gol de empate no Morumbis
Josias Pereira / flashscore
ALEXANDRE SCHNEIDER / GETTY IMAGES SOUTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
O São Paulo venceu o Flamengo por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira (28), no Morumbis, pela 1ª rodada da Série A do Brasileirão. Todos os gols da partida saíram no segundo tempo: Gonzalo Plata abriu o placar após belo passe de Pedro, mas Luciano, de cabeça, e Danielzinho, aproveitando uma infelicidade de Pulgar, decretaram a vitória do Tricolor Paulista.

Atravessando uma crise nos bastidores, o São Paulo arrancou uma grande vitória sobre o atual campeão brasileiro justamente em um dia especial para o Flamengo, que anunciou o retorno de Lucas Paquetá em uma negociação recorde de 42 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões).

Foi apenas a segunda vitória do São Paulo em seis jogos por todas as competições na atual temporada. O Tricolor Paulista vinha de três jogos sem vencer no Paulistão, com duas derrotas consecutivas.

Não à toa, o São Paulo é, neste momento, o 14º colocado do Estadual, com apenas quatro pontos, fora da zona de rebaixamento por ter uma vitória em relação ao Noroeste, o 15º.

Mas, no Brasileirão, o time comandado por Hernán Crespo deixou de lado os problemas e fez uma partida de superação frente à sua torcida.

O Flamengo, por sua vez, não apresentou a mesma sede por vitórias que é peculiar à equipe. Foi a segunda derrota consecutiva do Rubro-Negro, que vinha de um tropeço para o Fluminense por 2 a 1, pelo Carioca.

A equipe comandada por Filipe Luís tem apenas uma vitória em 2026 e vive um drama no Estadual, onde está à beira de disputar um quadrangular do rebaixamento — é apenas o quinto colocado do Grupo B, com quatro pontos. Mais no flashscore

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Anvisa expande uso da Cannabis medicinal e deve aprovar cultivo no Brasil

Por Mateus Vargas | Folhapress
Foto: PF
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quarta-feira (28) uma resolução que expande as formas de uso das terapias à base da Cannabis. O texto também autoriza a venda do fitofármaco canabidiol em farmácias de manipulação.

A nova regra permite a comercialização de medicamentos usados por via bucal, sublingual e dermatológica. Antes, apenas fármacos para uso oral e inalatório poderiam ser registrados pela agência. Na mesma reunião de diretoria, a Anvisa ainda deu aval para importação da planta ou do extrato da Cannabis para a fabricação de medicamentos.

O órgão regulatório também deve votar nesta quarta a autorização para cultivar a Cannabis no Brasil para a produção de medicamentos e pesquisas. A Anvisa discute ainda a "testagem controlada" do plantio em pequena escala, voltada principalmente a entidades menores, como associações de pacientes.

A resolução aprovada pela agência permite uso de produtos com concentração de THC (tetrahidrocanabinol) acima de 0,2% para o tratamento de pacientes portadores de doenças debilitantes graves. A regra anterior restringia essas terapias a pacientes em cuidados paliativos ou com condições clínicas irreversíveis ou terminais.

A alteração pode beneficiar, por exemplo, pacientes com dor neuropática crônica, segundo análises da Anvisa.

As novas regras da Anvisa impactam principalmente o mercado dos produtos registrados no Brasil. Em dezembro, a agência informou que havia 33 produtos de canabidiol, além de 16 extratos de Cannabis autorizados para venda.

Outros tratamentos são obtidos por meio da importação excepcional de medicamentos e óleos, nos casos em que o paciente recebe a prescrição médica e compra drogas do exterior que não foram avaliadas pela Anvisa.

Fenae alerta para crise de saúde no trabalho após Brasil registrar recorde de afastamentos por doença em 2025

Dados oficiais mostram que o país registrou cerca de 4 milhões de afastamentos em 2025. Cenário confirma sinais de crise de saúde física e mental já identificados pela pesquisa da Fenae com empregados da Caixa
Brasília, 28/01/2026 - O Brasil atingiu em 2025 o maior número de afastamentos do trabalho por doença dos últimos cinco anos, com cerca de 4 milhões de ocorrências registradas, segundo dados obtidos pelo G1 junto ao Ministério da Previdência Social. Além das tradicionais causas físicas, como problemas na coluna e lesões musculares, os transtornos mentais, como depressão e ansiedade, responderam por mais de 500 mil afastamentos, estabelecendo um novo recorde e colocando a saúde mental no centro do debate sobre as condições de trabalho no país.

O cenário nacional reforça o alerta já feito pela Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), a partir de pesquisa realizada em 2025, que revelou um quadro preocupante de adoecimento físico e psicológico entre os empregados da Caixa. Segundo o levantamento, 58% dos afastamentos na Caixa estão relacionados a questões de saúde mental, superando inclusive os afastamentos por causas físicas (53%).

A pesquisa da Fenae também apontou que fatores como pressão excessiva por metas, medo constante de perda de função, insegurança profissional e falta de reconhecimento estão entre os principais elementos associados ao sofrimento no ambiente de trabalho.

XIQUE-XIQUE-BA: Adolescente morre ao pular de carro em movimento após pegar carona com desconhecidos

Foto: Redes Sociais
Uma adolescente identificada como Maria Fabiana Cândido do Nascimento, 13 anos morreu na segunda-feira (26) depois de passar quase um mês internada por causa de um grave acidente em Xique-Xique, no oeste da Bahia. *Com informações do Correio24h

Segundo a TV Oeste, a garota se feriu após aceitar uma carona com pessoas que não conhecia, na madrugada do dia 1º de janeiro, ao sair de uma festa de Réveillon. No trajeto, ela teria pedido para sair do veículo, mas o condutor não atendeu ao pedido.

Ao se sentir ameaçada, Maria Fabiana acabou saltando do carro ainda em movimento e caiu na pista, batendo a cabeça com força. A adolescente sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE) e foi socorrida inicialmente na região.

Ela chegou a ser transferida depois para o Hospital da Criança, em Feira de Santana, mas não resistiu às complicações provocadas pelos ferimentos e teve a morte confirmada na unidade de saúde.

O caso foi registrado na 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e está sob investigação da Polícia Civil, que apura as circunstâncias do ocorrido e tenta identificar os ocupantes do veículo. 

LIGA URUÇUQUENSE DE FUTABEOL AMADOR - LUFA - 40 ANOS

Presidente: Carlos Alberto (Bebeto) Vice-Presidente: Ricardo Luiz

Avião com 15 pessoas a bordo cai na Colômbia; não há sobreviventes

Tiago Mascarenhas, com informações do g1
Divulgação/Reprodução/X
Um acidente aéreo na Colômbia resultou na morte de todas as 15 pessoas que estavam a bordo, nesta quarta-feira (28). A aeronave, operada pela companhia estatal Satena, caiu em uma região próxima à fronteira com a Venezuela. As autoridades de aviação do país confirmaram que não houve sobreviventes entre os ocupantes.

O avião, um modelo Beechcraft 1900, transportava 13 passageiros e dois tripulantes. O voo de número NSE 8849 havia decolado da cidade de Cúcuta às 11h42 (horário local) e tinha como destino o município de Ocaña.

De acordo com a companhia aérea, a viagem deveria ser curta, com aterrissagem prevista para as 12h05. No entanto, o último contato da tripulação com o controle de tráfego aéreo ocorreu às 11h54, apenas 12 minutos após a decolagem e pouco antes do horário previsto para o pouso.

Imediatamente após o desaparecimento do radar, as autoridades ativaram os protocolos de busca e salvamento. A rota entre Cúcuta e Ocaña cobre uma distância de apenas 200 km, mas atravessa uma região de geografia acidentada no norte do país, onde a conexão por via terrestre é considerada precária.

De virada, Bahia vence o Corinthians fora de casa e segue 100% na temporada

Por Bia Jesus
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Em noite de estreia, o Bahia foi até a Vila Belmiro, onde enfrentou o Corinthians na noite desta quarta-feira (28), às 20h, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Em campo, após um início apagado, o Tricolor saiu atrás do placar com gol de Bidon, mas Jean Lucas e Willian José marcaram os tentos que deram o triunfo parcial aos comandados de Ceni no primeiro tempo. Na segunda etapa, coube ao goleiro Ronaldo trabalhar para manter a vantagem do time baiano e foi isso. 2 a 1 para o Tricolor de Aço.

Com o resultado, o Esquadrão somou os três primeiros pontos e ocupa a 3ª posição da tabela do campeonato. Já o Corinthians, sem somar pontos, fica em 15º na classificação.

Como próximo desafio, o Bahia irá encarar o Porto-BA, no domingo (1º), às 18h30, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em partida válida pela 6ª rodada do Baianão. Pelo Brasileirão o Tricolor volta a campo na próxima quinta-feira (5), diante do Fluminense, às 19h, também na Fonte. Já o Timão terá pela frente o Flamengo, no próximo domingo (1º), às 16h, em partida válida pela Supercopa do Brasil. Veja tudo AQUI

Exército autoriza aposentadoria antecipada de Mauro Cid

Tenente-coronel foi condenado a dois anos de reclusão pela trama golpista
Tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e delator da tentativa de golpe de Estado | Divulgação/Ton Molina/STF
O Exército autorizou a aposentadoria antecipada do tenente-coronel Mauro Cid, 46, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro, condenado pela trama golpista. A decisão foi assinada pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva, na noite de terça-feira (27).

Uma comissão técnica formada pelo Exército enviou na última semana um parecer sugerindo a autorização da ida de Cid à reserva. Com o aval de Tomás, o militar deixa o serviço ativo em 31 de janeiro.

Mauro Cid solicitou o direito à aposentadoria antecipada por um mecanismo chamado cota compulsória. Por esse caminho, o militar pode ser transferido à reserva e receber, como inativo, um salário equivalente ao seu tempo de serviço.

O tenente-coronel tem 29 anos e 11 meses de serviços prestados ao Exército. Ele teria o direito de deixar o serviço ativo, com todos os direitos, somente após 31 anos de trabalho. Na prática, a redução salarial na reserva seria pequena.

Com a autorização do Exército para sua saída antecipada, Cid mantém alguns benefícios da carreira. Ele receberá uma ajuda de custo para ir à reserva em valor proporcional a oito salários.

Em contrapartida, Mauro Cid terá de deixar a casa funcional que ocupa em Brasília. O prazo é de 90 dias para a mudança.

O militar tem dito a interlocutores que ainda não decidiu para onde pretende se mudar. Ele tem familiares em Brasília e no Rio de Janeiro e esperava a decisão do Exército para dar o novo rumo à vida.

Com a aposentadoria, Cid também pode trabalhar em outras áreas. Ele avalia virar consultor de assuntos militares.

Sem segurança
Como parte de seu acordo de delação, Mauro Cid e seus familiares teriam direito a segurança da Polícia Federal. O tenente-coronel, porém, decidiu no fim do último ano recusar a oferta.

Segundo oficiais do Exército ouvidos pelo SBT News, o militar negou a segurança por avaliar que não corria mais riscos.

Santos se reúne com investidores e avalia "sim" por exclusividade em venda

Presidente do Santos discute proposta de venda da SAF com o grupo Saint Dominique, que envolve R$ 1 bilhão e assunção de dívidas
Por  Galáticos Online
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, se reuniu na semana passada com o grupo norte-americano Saint Dominique para discutir uma proposta de venda da SAF. As informações são do ge.

A proposta é não vinculante e envolve:
• aporte de R$ 1 bilhão;
• Assunção total das dívidas do clube, que também estão estimadas em cerca de R$ 1 bilhão;
• 80% da SAF.

Caso a diretoria aceite a oferta, ela daria exclusividade ao grupo, com um período de 60 a 90 dias para diligência (avaliação detalhada).

QUEM É O GRUPO SAINT DOMINIQUE?
Trata-se de um fundo privado de investimentos com sede nos Estados Unidos e capital proveniente da fortuna da família Santo Domingo. Uma das fundadoras é Lauren Santo Domingo.

Discreta em suas aparições, a família é dona do Grupo Valorem, que controla a TV Caracol na Colômbia, detém ações na AB Imbev e 10% do Washingon Commanders, da NFL.

A família nega estar envolvida no processo. De fato, em caso de venda para o fundo privado, a ideia de administração é com profissionais de mercado. Não haveria figurões como John Textor no Botafogo ou Pedro Lourenço no Cruzeiro.

Vitória vence o Remo pela estreia do Campeonato Brasileiro

Com gols de Renato Kayzer e Baralhas
Vitória agora se prepara para um desafio contra o Palmeiras na próxima quarta-feira.
Por Galáticos Online
O Vitória estreou no Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira (28), vencendo o Remo por 2 a 0, no Barradão, Renato Kayzer e Baralhas marcaram para o Rubro-Negro.

Com a vitória, os comadados de Jair Ventura encerraram um tabu que durava desde 2009: o clube não vencia na estreia da competição havia 16 anos.

Agora, o Leão terá um teste de fogo contra o Palmeiras, na Arena Barueri, na próxima quarta-feira (4), às 21h30. No entanto, antes disso, o time comandado por Jair Ventura volta a pensar no Campeonato Baiano, onde ocupa o quarto lugar na tabela de classificação com seis pontos. No domingo (1º), às 16h, o time encara o Barcelona de Ilhéus, na Arena Cajueiro, pela sexta jornada do estadual.

FICHA TÉCNICA

Jovem é recompensado após devolver PIX de R$ 200 mil depositados por engano

Segundos após a transferência, o empresário responsável pelo envio ligou desesperado pedindo a devolução do valor
Por: Alírio de Oliveira - defatoonline
Leandro Silva devolveu o dinheiro que recebeu por engano - Foto: arquivo pessoal de Leandro/Via Estado de Minas
Após receber um PIX de R$ 200 mil por engano em sua conta bancária que não era movimentada há pelo menos quatro anos, o jovem Leandro Silva Pinheiro (25 anos), técnico de enfermagem, natural do Maranhão, devolveu na íntegra o valor ao real destinatário, e recebeu como recompensa pela honestidade R$ 1 mil. *Fonte: Estado de Minas

O caso aconteceu na sexta-feira (16) e a devolução foi finalizada na terça-feira (20).

Segundos após a transferência, o empresário responsável pelo envio ligou desesperado pedindo a devolução do valor, explicando que havia comprado um carreta de bovinos e errou o número do destinatário na hora de fazer o pagamento, que deveria ir para um produtor rural.

Leandro é natural de Santa Inês, no Maranhão, e teve a conta bancária imediatamente bloqueada pela instituição financeira, o que o obrigou a abrir um chamado no banco contestando o depósito em sua conta e explicando que se tratava de uma transferência equivocada.

O erro ocorreu devido à semelhança entre os DDDs, já que o número de Leandro possui o código 65, referente ao Mato Grosso, apesar dele morar em Goiás, onde cursa técnica de enfermagem. Ele descobriu a irregularidade após receber um e-mail do banco, pensando inicialmente tratar-se de propaganda, erro que ocorreu devido à semelhança entre os DDDs. O empresário digitou o DDD 65 em vez do 66, que também pertence à região mato-grossense.

Devido ao alto valor, a conta de Leandro foi bloqueada automaticamente pela instituição financeira, o que o obrigou fazer um chamado no banco contestando o PIX e explicando que se tratava de uma transferência equivocada.

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo: Crime ainda persiste e pode estar em qualquer lugar

Campanha da Justiça do Trabalho aborda sinais de alerta, principais formas de exploração e importância da denúncia
28/1/2026 - O Brasil contabilizou, em 2025, 4.515 denúncias de trabalho em situação análoga à escravidão, número recorde desde o início da série histórica. O dado integra um total de mais de 26 mil denúncias recebidas entre 2011 e 2025, segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e evidencia a persistência de uma grave violação de direitos humanos no país.

No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado nesta quarta-feira (28), a Justiça do Trabalho lança a campanha “Trabalho escravo não é coisa do passado. É crime e pode estar em qualquer lugar”, com o objetivo de chamar a atenção para a atualidade do problema. Embora muitas vezes associado a áreas rurais ou a práticas antigas, o trabalho análogo à escravidão segue presente em diferentes setores da economia, inclusive em ambientes urbanos e residenciais.
Trabalho escravo hoje: o que caracteriza essa prática

De acordo com a legislação brasileira, configura-se trabalho análogo à escravidão quando há jornada exaustiva, condições degradantes, trabalho forçado, servidão por dívida ou restrição da liberdade de locomoção, ainda que sem o uso de correntes ou vigilância armada.

Na prática, isso pode ocorrer de forma silenciosa, por meio da negação de direitos básicos, do isolamento social da vítima e da naturalização de relações abusivas, o que dificulta a identificação e a denúncia.

Onde o trabalho escravo mais ocorre
Casos de trabalho escravo contemporâneo são identificados tanto no meio rural quanto no urbano. Entre as atividades com maior número de registros estão a agropecuária, a construção civil, a indústria têxtil, o comércio e o trabalho doméstico.

Neste último caso, o fato de a atividade ocorrer no ambiente residencial dificulta a fiscalização e contribui para a invisibilidade da exploração. “Outro engodo é esse manto da ‘ajuda’ que afeta as relações de trabalho, onde o empregado sempre acha que deve favores ao seu empregador ou cria um vínculo paternalista”, observa Maria Isabel Castro, secretária de Igualdade Racial da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

ITABUNA-BA: Combate ao Aedes aegypti é intensificado em bairros com elevados índices de infestação

Prefeitura de Itabuna intensifica combate ao Aedes aegypti em bairros prioritários
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, neste período de verão.

As medidas ganham ainda mais importância neste mês de janeiro, quando o calor aliado às chuvas intermitentes acelera o ciclo de reprodução do vetor. De acordo com a coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, as equipes estão concentrando esforços nos bairros que apresentam maior número de notificações e elevados índices de infestação.

“Essa estratégia busca reduzir a circulação do mosquito e evitar a proliferação das arboviroses no município, sendo que esta operação combina o tratamento focal, realizado no interior dos imóveis, com o bloqueio costal, que consiste na pulverização em vias públicas e áreas externas”, comenta.

Ao todo, sete bairros considerados prioritários recebem atenção redobrada: Centro, Mangabinha, São Caetano, Sarinha, Fátima, Sinval Palmeira e Castália. Lucimar explica que a pulverização com bombas costais motorizadas ocorre principalmente em pontos estratégicos, como borracharias, oficinas e depósitos de sucatas, locais propícios à presença do mosquito adulto em voo.

Paralelamente, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizam visitas domiciliares para aplicação de larvicidas em depósitos de água e eliminação de recipientes que possam acumular água parada. “A participação da população também é essencial, pois o sucesso das ações depende do envolvimento de todos”, reforça.

Entre as principais orientações à população estão permitir a entrada dos agentes devidamente identificados, realizar uma faxina semanal de pelo menos 10 minutos para eliminar possíveis focos do mosquito e manter caixas d’água bem vedadas.

A população também pode colaborar denunciando terrenos abandonados ou locais com focos do mosquito por meio dos canais da Secretaria Municipal de Saúde, como o Disk-Dengue, pelo WhatsApp (73) 98123-8664, da Divisão de Endemias.

“No meu palanque não”, dispara Otto sobre possível campanha de Caiado pelo PSD

Por Liz Barretto * BN
Foto: Agência Senado
O senador Otto Alencar (PSD) afirmou, em entrevista à Antena 1, que não apoiará a candidatura de Ronaldo Caiado caso o presidenciável migre para o PSD. A declaração acontece em meio à saída do governador de Goiás do União Brasil e chegada no PSD, confirmada nesta terça-feira (27).

Questionado por Maurício Leiro e Rebeca Menezes, no programa Bahia Notícias no Ar, o senador garantiu que seguirá com o apoio ao presidente Lula mesmo com a escolha de um nome de sua sigla para disputar à Presidência da República.

“No palanque do PSD Bahia não. Aqui na Bahia vamos apoiar com todas as letras Luiz Inácio Lula da Silva em sua reeleição e a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues. Isso já conversei com deputados federais, a maioria deles consentiram. O Kassab já sabe disso”, destacou Otto.

O senador ainda afirmou que, apesar de não ter problemas com o candidato, a decisão não foi planejada. “Não tenho nenhuma crítica a ele, mas aqui na Bahia não não vamos aceitar uma mudança de caminho de última hora”, disparou.

Detran anuncia alteração na ordem cronológica da realização da baliza na prova da CNH na Bahia

Foto: Agência Pará
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou que houve uma alteração na ordem cronológica da realização da baliza, durante o exame prático para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). *Com informações do g1

Segundo o Detran-BA, a baliza, que é o estacionamento dentro de uma área demarcada por estacas, passará a ser realizada ao final do circuito de rua.

O Departamento também afirmou que carros automáticos serão liberados para participarem das provas práticas após publicação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) do Manual Brasileiro de Direção Veicular.

Nesta semana, São Paulo, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás aprovaram mudanças na prova prática para tirar a CNH. As novidades incluem o fim da baliza. No Distrito Federal, a manobra já não era obrigatória desde 2004.

Nesses estados, agora, mesmo sem a baliza numa área demarcada, o candidato ainda deverá estacionar o carro na rua, próximo ao meio-fio, pelo menos uma vez durante o trajeto da prova.

Outra mudança é a autorização para usar carros automáticos, que já é uma realidade para muitos condutores no Brasil, durante o teste prático nos mais de 500 locais de prova em todo o estado, tanto para renovação quanto para quem vai tentar a primeira habilitação.

Novo exército chinês não é composto por humanos e está causando pânico global

(Reprodução/Picryl)
A China está colocando em campo um “exército” que não veste uniforme nem carrega armas — mas já provoca apreensão em governos, indústrias e mercados globais. Trata-se de uma frota gigantesca de carros elétricos e híbridos, produzidos em escala sem precedentes, que vem alterando profundamente o consumo de energia, enfraquecendo a demanda por petróleo e redesenhando a geopolítica do setor automotivo e energético.

O avanço acelerado da eletrificação no transporte chinês já é apontado por especialistas como um divisor de águas. Dados recentes da Agência Internacional de Energia (IEA) indicam que o crescimento da demanda chinesa por combustíveis fósseis estagnou e começou a cair, algo considerado inédito até poucos anos atrás.

Historicamente, o crescimento econômico da China esteve diretamente ligado ao aumento do consumo de petróleo: mais carros a combustão, mais voos, mais obras de infraestrutura. Esse padrão, porém, começou a se romper. Leia tudo no diariodocomercio

ITABUNA-BA: Prefeitura elabora apostila sobre saúde mental destinada aos servidores públicos municipais

Por meio do diálogo entre o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Secretaria de Gestão e Inovação, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Secretaria Municipal de Saúde e demais setores, a Prefeitura de Itabuna vem fortalecendo ações voltadas à saúde mental dos servidores públicos municipais.

Desde 2024, a Prefeitura desenvolve iniciativas voltadas à promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Neste ano, foi elaborada uma apostila sobre riscos psicossociais, que será disponibilizada nos canais oficiais do Município, incluindo o site institucional e as redes sociais.

Segundo a psicóloga do SESMT, Daniella Campos, a promoção da saúde mental também envolve estratégias de enfrentamento ao assédio moral e sexual e, além disso, a ampliação dos cuidados com a saúde mental dos servidores.

Ainda neste ano, um dos objetivos será consolidado com a elaboração de uma cartilha voltada à promoção da saúde mental do servidor público municipal. O tema foi tratado em reunião entre o secretário municipal de Gestão e Inovação, Antônio Calhau, e as representantes do SESMT, Alex Oliveira, Luiza Reis e Daniella Campos.

Justiça dos EUA vai examinar se agentes do ICE têm imunidade absoluta

Ações sobre responsabilidade de agentes do ICE em assassinatos devem chegar aos tribunais dos EUA
Divulgação
Aconteceu nesta segunda-feira (26/1), em um tribunal federal em Minneapolis, Minnesota, a primeira audiência de uma ação que acusa o governo de Donald Trump de promover uma ocupação inconstitucional do estado.
Trump enviou a Minnesota uma tropa de três mil agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês), com o pretexto de caçar imigrantes. Mas a verdadeira intenção seria a de punir o estado por adotar leis e políticas que protegem essas pessoas, de acordo com o governo local.

A juíza federal Kate Menendez deu um prazo até a noite desta quarta-feira (28/1) para os advogados do governo federal responderem a essas acusações. Os procuradores da cidade e do estado alegam que a chamada Operation Metro Surge do ICE viola a 10ª Emenda da Constituição, que reserva aos estados todos os poderes não garantidos, explicitamente, ao governo federal.

Essa é a primeira batalha judicial envolvendo o ICE que chega aos tribunais. Mas outra discussão mais pesada e complexa, relacionada aos homicídios cometidos pelos agentes federais nas últimas semanas, chegará às cortes em breve.

Trump, o vice-presidente J.D. Vance, a secretária de Segurança Nacional Kristi Noem e outras autoridades do governo declararam que agentes federais, como os do ICE, são protegidos por imunidade absoluta contra responsabilização criminal. Em outras palavras, têm licença para matar. Mais na conjur

Jovem de 15 anos morre após ingerir líquido que estava em garrafa pet

Adolescente morto após ingerir líquido em garrafa pet é sepultado sob forte comoção no interior do Piauí
Foto: Reprodução
O velório e o sepultamento do adolescente Michel dos Santos, de 15 anos, ocorreram nesta terça-feira (27/01) sob forte comoção em Bertolínia, no Sul do Piauí. Familiares, amigos e moradores da cidade se reuniram para prestar as últimas homenagens ao jovem, cuja morte causou grande repercussão na comunidade. Via 180graus

O corpo foi velado na residência de familiares e, no período da tarde, seguiu para o Cemitério Municipal de Bertolínia, onde aconteceu o sepultamento. Abalados, parentes e conhecidos relataram a dor da perda precoce e pediram justiça e esclarecimentos sobre o caso.

Michel morreu após ingerir um líquido que estava armazenado em uma garrafa do tipo pet, no bairro Caixa d’Água. A ocorrência foi registrada na manhã de segunda-feira (26) e está sendo investigada pelas autoridades.