Foto: Reprodução / IBDAH
Esta semana, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus completou 5 anos de funcionamento no acolhimento de pacientes, principalmente aqueles que precisam de atendimento de alta e média complexidade. A unidade, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado Bahia (Sesab), conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), atende a população do Litoral Sul e outras localidades do estado.
Foi na manhã do dia 15 de dezembro que o governador Rui Costa recebeu a imprensa local, na sala da Recepção Social, para divulgar a estrutura construída que iria atender a região e frisou que seu principal objetivo seria: “cuidar de gente”. Foi aplicado um investimento de R$ 120 milhões do Governo do Estado para atender cerca de 70 municípios, recebendo pacientes por demanda espontânea e referenciada de usuários do SUS.
No dia 17 de janeiro daquele ano, o HRCC já estava em pleno funcionamento, oferecendo serviços de diagnose, terapêutica e internação hospitalar. Sua estrutura contava 225 leitos e atendia as especialidades Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e de Terapia Intensiva, com 30 leitos exclusivos de UTI. Como a primeira grande ação, a unidade hospitalar realizou um mutirão de cirurgias eletivas promovido pela Sesab.
A população começava a visualizar o atendimento de demandas esperadas por anos, diante às reivindicações de melhoria dos serviços públicos em saúde no sul da Bahia, principalmente no eixo Ilhéus-Itabuna. Daquela época até os dias atuais, o HRCC passou por avanços e diversos desafios, principalmente durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, no qual o hospital organizou uma unidade específica para atender os acometidos pela doença, ajudando a salvar vidas.
O HRCC também foi o primeiro hospital, em Ilhéus, a desenvolver o Programas de Residência Médica, em três especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral e Terapia Intensiva, contando com um grupo de preceptores formado por especialistas, mestres e doutores nas áreas específicas do conhecimento científico aplicado. A unidade hospitalar marca a história da saúde pública na Bahia, assim como definiu o governado Rui Costa, durante a sua inauguração “uma verdadeira revolução na saúde do nosso estado e todas as suas regiões”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário