> TABOCAS NOTICIAS : Estudante que viveu 23 anos nas ruas passa em 1º no Instituto Federal do ES

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Estudante que viveu 23 anos nas ruas passa em 1º no Instituto Federal do ES

Foram anos de abuso de crack e álcool e muito sofrimento nas ruas. Agora Dayana sonha ser psicóloga para ajudar outros dependentes químicos. 
Foto: TV Vitória
A jovem Dayana Mary Umbelino, 32 anos, passou 23 anos de sua vida nas ruas, foi dependente das drogas e foi ao fundo do poço, em Vitória, no Espírito Santo. Felizmente, graças ao apoio de voluntários, ela foi resgatada e começou uma vida nova! Por Jéssica Souza / SNB

Mais que isso: essa brasileira acabou de ser aprovada em primeiro lugar no IFES, Instituto Federal do Espírito Santo, no curso Técnico em Segurança do Trabalho.

As aulas começam no ano que vem e este é o primeiro passo na caminhada para Dayana alcançar outro sonho: ser psicóloga para ajudar outros dependentes químicos.

Como entrou nas drogas
Após anos de abuso de crack e álcool e muito sofrimento ela contou como entrou no submundo das drogas.

“Comecei com loló, depois conheci o crack e fiquei só no crack, e álcool depois. Foi muito difícil, apanhava na rua, os outros me roubavam. Só tinha amigos quando tinha droga”, contou Dayana.

Ela teve a chance de mudar de vida quando aceitou a ajuda dos voluntários do Centro de Referência Especializado da Assistência Social Para População em Situação de Rua.

“Eles lutaram por mim. Se não fosse o Centro Pop, eu não estaria aqui, não teria conseguido. Passei no IFES, que emoção! Claro, não foi fácil, foi muito difícil, mas o Centro Pop foi uma referência”, comemorou.

Futura psicóloga
Dayana abandonou a escola na 6ª série, mas decidiu voltar às salas de aula na 1ª série do ensino fundamental e refazer tudo direito.

Ela conseguiu e logo de cara passou no IFES.

O sonho de ser psicóloga, agora, segue mais vivo do que nunca.

E ela repete o tempo todo: quer ajudar pessoas que, assim como ela, ainda sofrem nas ruas.

Lindo, Day! Resista!
A formatura no Ensino Fundamental , após 23 anos nas ruas, foi um momento extremamente emocionante para Dayana. Foto: Arquivo Pessoal / Com informações de Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário