Indicador do FGV-Ibre destaca ainda uma expansão de 3,6% no comparativo 2021-22 e 2,8% no trimestre móvel encerrado no mês pesquisado
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Uma das prévias do PIB – índice oficial de crescimento econômico brasileiro -, o Monitor do PIB aponta crescimento brasileiro de 0,3% em abril. O indicador é medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV-Ibre). Coordenadora da pesquisa, Juliana Trece ressalta que naquele mês o Monitor do PIB registrou a terceira expansão mensal seguida, embora com uma taxa menor do que as anteriores. “A despeito do crescimento da agropecuária e da indústria, o setor de serviços parou de contribuir para o PIB da mesma forma que vinha contribuindo, principalmente devido a retração de comércio e transporte.
Em abril último, o Monitor do PIB registrou alta de 3,6% no comparativo interanual (meses iguais de 2021 e 2022) e de 2,8% no trimestre móvel concluído no mês pesquisado. Pela ótica da demanda, o consumo das famílias também cresce pelo terceiro mês consecutivo. O único segmento de consumo a retrair foi o de produtos duráveis. Esta queda, segundo a pesquisadora, pode ser atribuída ao aumento de juros e as incertezas decorrentes do ano eleitoral.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) retraiu 5,2% no trimestre móvel. Destaque para o componente de máquinas e equipamentos. com tombo de 10,7%. A taxa de investimentos ficou em 18,7%, em valores correntes. Em termos monetários, a FGV-Ibre calcula o PIB acumulado entre janeiro e abril em R$ 2,987 trilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário