por Jade Coelho**Foto: Secom/Prefeitura de Salvador
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a Bahia suspendeu a vacinação contra a Covid-19 de gestantes e puérperas que não possuem comorbidades. As pessoas desse público e que tem doenças crônicas seguem sendo vacinadas, mas com as vacinas Coronavac e da Pfizer, informou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O uso do imunizante da Astrazeneca/Oxford não deve ser usado nesse público. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez uma recomendação para suspensão da aplicação enquanto o Ministério da Saúde investiga a relação da vacina com a morte de uma gestante de 35 anos no Rio de Janeiro (leia mais aqui e aqui).
A nova recomendação do Ministério para a vacinação das grávidas esbarra na disponibilidade de doses. Em relação a Coronavac, houve problemas com a falta de estoque para aplicação de segunda dose nas últimas semanas e muitas cidades tiveram que suspender a aplicação de primeiras doses. O problema ainda não foi superado.
A Bahia recebeu 69 mil doses de vacinas da Pfizer/ BioNTech na madrugada de terça-feira (11) (leia aqui). Mas o imunizante não está disponível em todo o estado. Apenas Salvador e cidades da Região Metropolitana que possuem ultracongeladores receberam as doses da vacina que precisa ser armazenada a uma temperatura de – 70ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário