Foto: Reprodução / Instagram de Eduardo Paes
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acertou nesta semana que deixará o DEM para se filiar ao PSD, partido que negocia também a filiação do governador fluminense Cláudio Castro. A decisão deve ser oficializada nesta quarta-feira (5). As informações são do jornal O Globo.
A expectativa de Paes é levar consigo para o novo partido os deputados federais Pedro Paulo (DEM), Marcelo Calero (Cidadania) e Rodrigo Maia (DEM), ex-presidente da Câmara. Maia vinha conversando nas últimas semanas sobre uma possível ida para o PSDB, que articula uma candidatura do chamado "centro político" que faça oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Eduardo Paes já despertava nos últimos meses a simpatia da cúpula do partido, cujo presidente nacional, Gilberto Kassab, tem expressado insatisfação com a conduta do governo Bolsonaro na pandemia e defendido uma candidatura presidencial de centro.
Embora a filiação de Paes não seja tratada internamente como empecilho à entrada do governador Cláudio Castro, o movimento do prefeito do Rio embaralha a costura que o PSD-RJ vinha fazendo de aproximação com a base de Bolsonaro.
Castro, cuja entrada no partido vem sendo articulada pelo deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), um de seus aliados mais próximos, tem feito gestos públicos de alinhamento ao governo federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário