A variante foi classificada pela entidade como “de preocupação global”.
Foto: Divulgação
A variante indiana do coronavírus foi identificada no Maranhão. Este é o primeiro caso da cepa no Brasil. A informação da confirmação do primeiro caso foi divulgada pelo secretário da Saúde, Carlos Lula, na manhã desta quinta-feira (20). O paciente é um tripulante indiano, de 54 anos, que estava a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do estado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) notificou o Maranhão na semana passada depois que esse tripulante deu entrada num hospital da rede privada de São Luís com Covid-19. De acordo com o secretário da Saúde do Maranhão, o estudo genômico foi realizado em 15 amostras e em seis delas houve confirmação da cepa indiana.
Carlos Lula informou que a tripulação do navio foi isolada, não tem permissão para atracar na costa do Maranhão e continuará fundeado. Conforme o secretário, 100 pessoas que tiveram contato com esses tripulantes serão testadas, acompanhadas e isoladas.
Até a semana passada um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) havia identificado a cepa em 44 países. A variante foi classificada pela entidade como “de preocupação global”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário