> TABOCAS NOTICIAS : Avança PEC que tira força do MP para julgar os próprios colegas

domingo, 16 de maio de 2021

Avança PEC que tira força do MP para julgar os próprios colegas

Deltan Dallagnol, um dos maiores beneficiados do corporativismo do CNMP
Fernando Frazão/Agência Brasil
Conforme temia integrantes do Ministério Público Federal, entre eles o procurador Deltan Dallagnol, um dos antigos líderes da finada "lava jato", foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, por 37 votos a 13, uma proposta de emenda constitucional que promove alterações na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A PEC 5/2021 dá poder ao Congresso para indicar nomes à corte que julga procuradores e promotores.

O texto, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), pretende que um membro do Ministério Público seja escolhido diretamente pelo Congresso. Câmara e Senado Federal passariam, alternadamente, a indicar um nome.

Ao alterar a disposição do artigo 130-A da Constituição, o texto pode mudar o equilíbrio de forças na casa: hoje, o MP tem 8 de 14 membros na corte — a maioria é conquistada por três membros do Ministério Público dos Estados, quatro do Ministério Público da União, e o Procurador-Geral da República, que preside a Casa. Mais em https://www.conjur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário