Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Jailor Capelossi Carneiro, advogado da União escolhido pelo Palácio do Planalto para acompanhar o ex-ministro Eduardo Pazuello na CPI da Covid, foi o mesmo que deu parecer contrário à assinatura do contrato da Pfizer com o governo federal para venda de vacinas.
Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Capelossi atuou no caso como consultor jurídico junto ao Ministério da Saúde. Em dezembro do ano passado, ele deu parecer pela rejeição do pré-contrato da farmacêutica com o governo. Entre os motivos alegados, estavam as condições impostas pela empresa, como não ser punida se houvesse atraso na entrega das vacinas e a responsabilização da União por eventuais efeitos adversos.
O contrato com a Pfizer só foi fechado depois de o Congresso aprovar lei que autoriza o governo pode assumir responsabilidades relacionadas a efeitos adversos.
Na semana passada o governo, indicou, em ofício encaminhado a Omar Aziz, Capelossi e outro advogado da União como acompanhantes de Pazuello e de Marcelo Queiroga nas sessões do colegiado.
Além de trabalhar na defesa de Pazuello, Capelossi pode participar da comissão de outra forma: o governista Eduardo Girão apresentou um requerimento para convocar o advogado a depor aos senadores. A justificativa é justamente ouvi-lo sobre o contrato com a Pfizer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário