> TABOCAS NOTICIAS : OMS classifica como "improvável" chance de pandemia ter começado em laboratório chinês

segunda-feira, 29 de março de 2021

OMS classifica como "improvável" chance de pandemia ter começado em laboratório chinês

Foto: Divulgação
A Organização Mundial da Saúde classificou como "extremamente improvável" a chance da pandemia do novo coronavírus tenha sido provocada por um acidente de laboratório na China. A constatação foi divulgada nesta segunda-feira (29), em relatório da entidade que anunciou as conclusões da missão realizada recentemente no país asiático.

Segundo a agência RFI, o documento ainda aponta para a hipótese de que o coronavírus tenha sido transmitido ao homem por meio de um animal, que ainda não foi identificado - provavelmente o morcego. Essa resolução é considerada "entre possível e provável" pelos especialistas da OMS.

A missão na China foi encerrada no dia 9 de fevereiro, quando o grupo de especialistas enviado ao país sugeria as mesmas conclusões. A hipótese de que o vírus tenha começado a circular a partir de carne congelada ainda não foi descartada.

Isso porque, segundo os cientistas, os estudos no mercado de Huanan de Wuhan e em outros estabelecimentos da cidade não serviram para encontrar "elementos que confirmem a presença de animais infectados".

Os Estados Unidos, durante o governo de Donald Trump, acusaram o Instituto de Virologia de Wuhan de ter permitido que o coronavírus escapasse, voluntariamente ou involuntariamente.

Por outro lado, a missão não atuou como desejava em Wuhan. O grupo se viu controlado passo a passo pelo governo chinês. Mais de um ano após o início da pandemia de Covid-19, a doença já causou a morte de ao menos 2,7 milhões de pessoas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário